segunda-feira, 19 de abril de 2021

China quer construir 8 centrais nucleares por ano

  • Despejo ilegal de amianto em Covelas, Trofa, está a ser investigado pela GNR. JN 17abr2021.
  • Galos barulhentos em anexo ilegal desesperam vizinhos em Regilde, Felgueiras. JN 17abr2021. O ruído dos carros e dos camiões embala-lhes a sesta e o sono.
  • Um eucaliptal e um olival não são florestas. Jorge Paiva, Público 18abr2021.
  • Apesar das repetidas promessas de eliminar gradualmente os subsídios aos combustíveis fósseis, o governo federal do Canadá distribuiu 18 mil milhões de dólares em 2020 ao setor do petróleo e gás do país desde que a pandemia da Covid-19 foi declarada em março passado. «Estamos a ver este padrão de empresas de petróleo e gás a usar a pandemia como desculpa para fazer pressão no sentido de mais subsídios e mais financiamento público, e o governo a dizer 'sim' e a fingir estar empenhado numa recuperação verde", disse Julia Levin, gestora do programa da Environmental Defence, que publicou o relatório. «A hipocrisia tornou-se mais clara do que nunca», acrescenta.«Temos que reduzir os impactos do setor do petróleo e do gás para termos um planeta habitável - e estes subsídios fazem exactamente o contrário». Sarah Cox, The Narwhal
  • A Maersk Drilling recebeu um contrato de um poço da PC Gabon Upstream S.A. (PCGUSA), uma subsidiária da PETRONAS, para o fornecimento de uma plataforma de perfuração em águas profundas. O navio de perfuração de 7ª geração Maersk Viking será utilizado para perfurar um poço de exploração em águas ultra profundas a aproximadamente 2.100 m de profundidade no Bloco F13 ao largo do Gabão. SeaWanderer.
  • A China espera construir oito centrais de energia nuclear por ano entre 2021 e 2025. A capacidade operacional instalada deverá atingir 120m quilowatts (120 gigawatts, GW) até 2030 - o suficiente para fornecer 8% da produção total de electricidade doméstica. Jiang Fan, Jiemian News.

Sem comentários: