segunda-feira, 19 de abril de 2021

Bico calado

  • «Aproveitei a visita de Rumsfeld para conseguir uma coisa. Na minha ausência, a Sra. Mukahadirova, a mulher de 63 anos que tinha tirado as fotografias do corpo cozido do seu filho Avazov e as tinha levado à embaixada britânica, fora julgada por isso e condenada a seis anos de trabalhos forçados por "desonrar o bom nome do Uzbequistão". Ela não teria sobrevivido a esta pena. Quando regressei vi toda a gente a resmungar mas, como de costume, ninguém fazia nada de jeito. O Reino Unido exercia agora a Presidência local da UE, e eu organizei uma acção da UE para abordar o Ministro dos Negócios Estrangeiros usbeque. Deixei claro tanto aos usbeques como aos americanos que faria um grande alarido durante a visita de Rumsfeld, inclusive na sua conferência de imprensa. A pressão funcionou e, dois dias antes da chegada de Rumsfeld, a sua pena foi comutada para uma multa. Daniel, que tinha feito muito bom trabalho nesta matéria, veio informar-me com prazer, e eu autorizei a embaixada a pagar a multa por ela. Estas pequenas vitórias foram-nos muito queridas". Craig Murray, Murder in Samarkand – Mainstream Publishing 2007.
  • O ex-banqueiro conservador Guillermo Lasso foi eleito presidente do Equador. Uma investigação dos PanamaPapers, em 2017, descobriu que Lasso tinha relações com pelo menos 49 empresas offshore entre 1999 e 2020. RT.
  • «O nome de Juan Carlos, que teve de abdicar e fugir para o Dubai por causa dos escândalos de recebimento indevido de dinheiro, (…) é agora suficientemente poluto para que em Gijón se tenha decidido mudar o nome da Avenida Juan Carlos I para José Manuel Palacio, politico socialista que foi presidente da câmara da cidade entre 1979 e 1987, falecido em 2005.» António Rodrigues, Público 16abr2021.

Sem comentários: