sexta-feira, 16 de abril de 2021

Sever do Vouga: Câmara abate eucaliptos e promove espécies autóctones nas margens do Vouga

  • A Câmara de Sever do Vouga adquiriu terrenos confinantes com o rio Vouga com vista a eliminar os eucaliptos nas margens, promoveu a consolidação das margens com espécies autóctones, no âmbito de um projeto em que participam biólogos da Universidade de Aveiro. Agroportal. A EDP vai fazer o mesmo nas margens da barragem de Ribeiradio/Ermida?
  • O município de Viana está a elaborar uma lista de arvoredo merecedor de uma classificação municipal. Com o apoio das juntas de freguesia, foram já identificadas 92 árvores ou conjuntos arbóreos para eventual avaliação, mas a autarquia quer fazer deste processo um estímulo à cidadania activa, em defesa do ambiente, e está a pedir aos munícipes em geral, e principalmente aos agrupamentos escolares do concelho, que façam saídas de campo para identificarem as suas “árvores da memória”, tirando-lhes uma foto com um telemóvel, por exemplo, descrevendo as características físicas e simbólicas que justificam a proposta para classificação. Abel Coentrão, Público 15abr2021.
  • O consumo dos países da União Europeia está a provocar desflorestação nos países tropicais, sendo Portugal o 9º com maior impacto per capita nessa matéria, conclui relatório da WWF. Principais conclusões do relatório: (1) A UE é o segundo maior importador de desflorestação depois da China. Em 2017, a UE foi responsável por 16% da desflorestação associada ao comércio internacional, num total de 203.000 hectares e 116 milhões de toneladas de CO₂. A UE foi ultrapassada pela China (24%) mas ultrapassou a Índia (9%), os Estados Unidos (7%) e o Japão (5%); (2) entre 2005-2017, a soja, o óleo de palma e a carne de bovino foram as mercadorias com a maior desflorestação tropical incorporada importada pela UE, seguida pelos produtos de madeira, cacau e café; (3) durante este período, as maiores economias da UE - Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, França, Bélgica e Polónia - foram responsáveis por 80% da desflorestação incorporada da UE através da sua utilização e consumo de produtos de risco florestal. Qual foi a fonte consultada pelo JN de 15abr2021, a pp 13, para dizer que Portugal ocupava o 6º lugar? Terão lido o relatório de pernas para o ar?

Sem comentários: