sexta-feira, 16 de abril de 2021

Moçambique: mega projecto de gás natural agravou o conflito em Cabo Delgado

  • Os ambientalistas da Friends of the Earth alertaram que o mega projecto de gás natural agravou o conflito em Cabo Delgado, Moçambique, e apelaram ao governo do Reino Unido para retirar o seu apoio financeiro. A violência na região terá origem na deslocalização de comunidades de terras estatais para dar lugar a empresas privadas interessadas em extrair gás. Jillian Ambrose, The Guardian.
  • Três grupos ambientais suecos juntaram-se ao Conselho Saami, que defende os direitos dos pastores de renas da Noruega à Rússia, em oposição ao projecto financiado por Bill Gates de libertar pó de giz de um balão a 12 milhas de altitude para bloquear a radiação solar. Patrick Mazza, The Raven.
  • O governo romeno pretende dar um subsídio de 1,3 mil milhões de euros ao complexo energético estatal Oltenia para reestruturar a empresa, incluindo o prolongamento da vida útil das centrais de carvão e o investimento em gás fóssil. O auxílio estatal tem de ser aprovado pela Comissão Europeia, que abriu uma investigação sobre o caso e pode rejeitá-lo por ser incompatível com as leis de concorrência da UE. Com as suas nove minas de lenhite que produzem carvão para as suas quatro centrais eléctricas, Oltenia é a empresa mais poluente da Roménia, responsável por cerca de 190 mortes prematuras em 2016. Berta Arbinoloapril, EEB.

Sem comentários: