sábado, 13 de fevereiro de 2021

Espanha: ambientalistas denunciam incumprimento de metas de reciclagem


  • 16 organizações denunciaram o Estado espanhol à Comissão Europeia por não cumprir as suas metas de reciclagem e reutilização de resíduos urbanos para 2020. As diretivas europeias e a Lei de Resíduos de 2011 obrigam o país a preparar 50% dos resíduos para reutilização e reciclagem em 2020. Os últimos dados oficiais, de 2018, dizem que Espanha atingiu apenas 35%, e uma estimativa do Eurostat indica que em 2019 a Espanha caiu para 34,7%. Javier Martínez. InfoLibre.
  • Os planos para abrir a primeira mina de carvão profundo do Reino Unido em 30 anos foram suspensos depois de o governo brtânico ter sido acusado de hipocrisia total por dar luz verde ao projeto enquanto tenta liderar a ação climática. Isabelle Gerretsen, CHN.
  • Uma organização de conservação criou um mapa detalhado do processo de desaparecimento das florestas originais da província da Columbia Britânica sob a pressão da industrialização. Sarah Cox, The Narwhal
  • Uma investigação recente descobriu que a desregulamentação ambiental na Columbia Britânica (CB) permite que as empresas descarreguem águas residuais tóxicas com concentrações de metais centenas de vezes superiores ao que é considerado seguro para a vida aquática. Décadas depois do seu encerramento, uma mina de cobre a céu aberto no noroeste da CB descarrega ainda águas residuais com concentrações de metais 250 vezes maioresdo que o considerado seguro para o salmão no Lago Babine, o motor do salmão sockeye da bacia do rio Skeena. E a situação na mina Granisle, - uma das duas minas desativadas no lago -, é um indicativo do que está a acontecer em toda a província. Matt Simmons, O segredo sujo da CB: mais de 100 zonas de minas contaminadas ameaçam a água, a vida selvagem e as comunidadesThe Narwhal.
  • Treta: Produzir combustível a partir de fezes de porcos parece emocionante - a menos que se more na vizinhança. Cameron Oglesby, Grist.

Sem comentários: