Hawaii: barreiras artificiais destroem praias em Mokuleia
- A orla costeira de Mokuleia, no Hawaii, está a ser destruída por barreiras artificiais. Tudo começou com um cidadão a implantar, ilegal e clandestinamente, uma parede de pedra e betão para alegadamente proteger a sua casa dos avanços do mar. Apesar da legislação proibir a construção de barreiras, as autoridades abriram uma excessão. E foi assim que, de exceção em exceção e contrariando os pareceres de técnicos e especialistas, se avançou para o emparedamento da orla costeira e consequente destruição de praias e dunas. Sophie Cocke descreve pormenorisadamente todo o processo, com excelentes, elucidativas imagens. The Star Advertiser.
- 2021 pode ser um ponto de viragem no combate às alterações climáticas. Justin Rowlatt, BBC.
- Observando 235.000 imagens obtidas pelo satélite Landsat entre 1984 e 2018, os investigadores descobriram que a cor dominante num terço dos rios americanos mudou significativamente durante o período de estudo. O estudo descobriu que os rios mudavam de cor sazonalmente, conforme o seu fluxo. Por exemplo, os rios no oeste ficam mais amarelos no verão quando a neve derrete, aumentando o fluxo dos rios e adicionando sedimento à água. Para além da mudanças no fluxo dos rios, as alterações de cor podem também indiciar usos diferentes dos terrenos cruzados pelos rios e modos de gestão das suas bacias hidrográficas. Ron Brackett, The Weather Channel.
- Numa altura em que o governo permite a extracção de areia dos leitos dos rios em zonas costeiras regulamentadas sob o pretexto de limpar as dunas de areia para facilitar o movimento dos barcos de pesca, a Moola Nadi Meenugarara Sanghs (associação tradicional de pescadores fluviais) exortou as autoridades a suspender imediatamente a extração de areia por afetarem o trabalho dos pescadores tradicionais. Sangha alertou para eventual agitação caso as autoridades não atendam às exigências dos pescadores. The Hindu.
Sem comentários:
Enviar um comentário