- A população da aldeia mineira do Lousal, Grândola, está contra a instalação de uma suinicultura intensiva em terrenos próximos da povoação, estando a decorrer um abaixo-assinado para travar o processo. O projeto da Sias, de Ermidas-Sado não criar postos de trabalho, vai provocar maus cheiros e ruídos de camiões, o que prejudicará o desenvolvimento e os investimentos turísticos feitos pela Sapec, proprietária da mina do Lousal, com vista à sua revitalização, sublinha o presidente da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sadão, Ricardo Rufino. O lençol de água da barragem da Tapada poderá ser vítima de contaminação por infiltração de efluentes. Agroportal.
- A Galp adquiriu 10% de participação da Savannah Resources na exploração da mina de lítio de Barroso. Reuters.
- O Medjerda, o principal rio da Tunísia, atravessa o norte do país e desagua no Mediterrâneo. Fornece água às pessoas e à agricultura, mas está fortemente poluído pelos esgotos e, acima de tudo, pela indústria. «O estado não tem estratégia para limitar o perigo que sai das fábricas», lamentam camponeses e moradores. Bou Salem, Reporterre.
- Empresas chinesas e elites namibianas faturam milhões abatendo ilegalmente três espécies de madeira protegidas. John Grobler, OCCRP.
Sem comentários:
Enviar um comentário