- A Ribeira da Lage, no concelho de Santa Maria da Feira, outrora uma excelente linha de água doce habitada por trutas, enguias, escalos e cágados, é atualmente um curso de água muito poluído e degradado. Por isso, em 2005, a Comissão Europeia advertiu Portugal pelo incumprimento da legislação comunitária em matéria de ambiente, neste caso concreto devido à inexistência de sistemas de tratamento de águas residuais, designadamente terciário, que permitisse contrariar a eutrofização que ali se verifica. Ocorrências de descargas poluentes são frequentes nesta ribeira, provenientes do rio Novo, seu afluente. Apesar disso, a autarquia diz-se orgulhar-se da taxa de 95% de cobertura de rede de esgotos e águas residuais no município. Perante os constantes atropelos à qualidade de vida dos cidadãos daquela localidade, os Verdes questionaram o ministério do Ambiente sobre o problema.
- As 18 carruagens do comboio que ligavam a Galiza ao País Basco, retirados após a deteção da presença de amianto no seu material, bem como outros 33 carros semelhantes, vão ser utilizados em Portugal a partir do final de 2020 para cobrir a linha ferroviária do Minho entre o Porto e Valença. Adquiridos por 1.65 milhões, as 51 carruagens serão objeto de profunda intervenção para retirar o amianto e modernizá-las. Carlos Punzón, La Voz de Galicia.
- Desde julho, vários ataques a veleiros por grupos de orcas ocorreram nas costas da Espanha e de Portugal, com ferimentos e danos significativo, não havendo sinais desses ataques diminuírem. RT.
- Mais de 300 cientistas subscreveram uma declaração pedindo à União Europeia a limitação das quotas de pesca, para que sejam evitadas perdas na biodiversidade dos oceanos. Via PONG-Pesca. https://pongpesca.wordpress.com/2020/09/15/tres-centenas-de-cientistas-pedem-a-ue-limitacao-das-quotas-de-pesca/
Sem comentários:
Enviar um comentário