segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Ovar: marés vivas fizeram água salgada invadir terrenos agrícolas na Marinha

  • O Ministério da Agricultura começou na semana passada o programa nacional de luta biológica contra a praga ‘Trioza erytreae’, prevendo uma a duas largadas por semana até ao início de outubro que se vai estender a todas as freguesias identificadas com focos de infestação em citrinos. A ação está a decorrer em coordenação com os serviços fitossanitários espanhóis (que fornecem o parasitoide), visto que a praga também foi identificada na Galiza e nas Canárias. O maior receio é que este inseto pode ser portador de uma bactéria que deixa a fruta azeda e ácida e cujo único tratamento existente é o arranque da árvore. TVI24.
  • Têm surgido vários focos de espuma em plena barragem da Aguieira, mais precisamente na foz do rio Dão, onde se junta com o rio Mondego. As autoridades competentes conhecem o problema e tentam encontrar uma solução. Esquerda.
  • Durante três anos, a Associação de Municípios do Douro Superior vai assumir a cogestão do Parque Natural do Douro Internacional em parceria com o ICNF e com o Fundo Ambiental. O presidente da Câmara de Mogadouro, um dos 4 municípios abrangidos pela área protegida,  foi nomeado presidente da comissão de cogestão. A Voz de Trás-os-Montes.
  • As recentes marés vivas fizeram a água salgada avançar sobre terrenos agrícolas na Marinha, Ovar, transpondo as proteções criadas com as dragagens, que os agricultores dizem estar a ser mal feitas. Lusa, via TVI24.

Sem comentários: