sábado, 27 de junho de 2020

Por que razão resíduos plásticos do Reino Unido aparecem descartados nas bermas de estradas turcas?

  • Uma investigação da BBC descobriu que alguns resíduos plásticos da Grã-Bretanha enviados para a Turquia para reciclagem estão a ser despejados e queimados na beira das estradas. O Reino Unido envia mais resíduos plásticos para a Turquia do que para qualquer outro país. Críticos dizem que o país não tem capacidade para reciclar os seus próprios resíduos, muito menos as dezenas de milhares de toneladas enviadas do exterior.
  • Como um pântano salgado pode ser uma arma secreta contra a subida do nível do mar no delta do Fraser, na British Columbia. Um ecossistema frequentemente subestimado suporta milhões de aves migratórias, fornece habitat crítico para o salmão jovem, absorve carbono e desempenha um papel essencial na prevenção de inundações. Um projeto ambicioso visa aproveitar o poder do sapal, aumentando gradualmente o seu nível para criar um 'dique vivo'. Stephanie Wood, na The Narwhal.
  • Mina de amianto Yukon apresenta riscos para a saúde e risco de inundação 42 anos após o seu encerramento. Clinton Creek não tem merecido a mesma atenção que outos grandes projetos de limpeza de minas no território, mas pode tornar-se um grande problema, especialmente para uma pequena cidade do Alasca a jusante. Julien Gignac, na The Narwhal.
  • Pela segunda vez em 20 meses, os moradores de Old Fort, na British Coumbia, estão a lidar com um grande deslizamento de terra que cortou o acesso rodoviário à comunidade, solicitando uma maior transparência por parte do governo da província, que continua a investigar um outro deslizamento de terra ocorrido em 2018 no mesmo local. Sarah Cox, na The Narwhal.
  • A Canada Action, uma organização que promove as indústrias de recursos naturais enquanto critica o movimento ambiental, recebe financiamento das empresas de petróleo e gás. Carol Linnitt, na The Narwhal.
  • Onde outrora uma autoestrada atravessava um rio no centro de Providence, Rhode Island, agora há uma ponte para peões que também funciona como espaço para um parque. Fast Company.
  • Um grupo de ambientalistas levou a cabo um protesto pacífico em Baton Rouge, Louisiana, contra a construção de uma mega fábrica de plásticos numa zona maioritariamente habitada por negros que já sofrem problemas de saúde relacionados com a indústria local. Os líderes da Louisiana Bucket Brigade foram identificados e acusados de terrorismo, podendo ser condenados a 15 anos de prisão e pagamento de multa de 15 mil dólares. Refira-se que a petroquímica tailandesa Formosa Plastics foi, em outubro de 2019, condenada a pagar multa de 50 milhões de dólares por descartar poluentes na Lavaca Bay, no Texas. Alleen Brown, na The Intercept.

Sem comentários: