Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
sábado, 27 de junho de 2020
Por que razão resíduos plásticos do Reino Unido aparecem descartados nas bermas de estradas turcas?
Uma investigação da BBC descobriu que alguns resíduos plásticos da Grã-Bretanha enviados para a Turquia para reciclagem estão a ser despejados e queimados na beira das estradas. O Reino Unido envia mais resíduos plásticos para a Turquia do que para qualquer outro país. Críticos dizem que o país não tem capacidade para reciclar os seus próprios resíduos, muito menos as dezenas de milhares de toneladas enviadas do exterior.
Como um pântano salgado pode ser uma arma secreta contra a subida do nível do mar no delta do Fraser, na British Columbia. Um ecossistema frequentemente subestimado suporta milhões de aves migratórias, fornece habitat crítico para o salmão jovem, absorve carbono e desempenha um papel essencial na prevenção de inundações. Um projeto ambicioso visa aproveitar o poder do sapal, aumentando gradualmente o seu nível para criar um 'dique vivo'. Stephanie Wood, na The Narwhal.
Mina de amianto Yukon apresenta riscos para a saúde e risco de inundação 42 anos após o seu encerramento. Clinton Creek não tem merecido a mesma atenção que outos grandes projetos de limpeza de minas no território, mas pode tornar-se um grande problema, especialmente para uma pequena cidade do Alasca a jusante. Julien Gignac, na The Narwhal.
Pela segunda vez em 20 meses, os moradores de Old Fort, na British Coumbia, estão a lidar com um grande deslizamento de terra que cortou o acesso rodoviário à comunidade, solicitando uma maior transparência por parte do governo da província, que continua a investigar um outro deslizamento de terra ocorrido em 2018 no mesmo local. Sarah Cox, na The Narwhal.
A Canada Action, uma organização que promove as indústrias de recursos naturais enquanto critica o movimento ambiental, recebe financiamento das empresas de petróleo e gás. Carol Linnitt, na The Narwhal.
Onde outrora uma autoestrada atravessava um rio no centro de Providence, Rhode Island, agora há uma ponte para peões que também funciona como espaço para um parque. Fast Company.
Um grupo de ambientalistas levou a cabo um protesto pacífico em Baton Rouge, Louisiana, contra a construção de uma mega fábrica de plásticos numa zona maioritariamente habitada por negros que já sofrem problemas de saúde relacionados com a indústria local. Os líderes da Louisiana Bucket Brigade foram identificados e acusados de terrorismo, podendo ser condenados a 15 anos de prisão e pagamento de multa de 15 mil dólares. Refira-se que a petroquímica tailandesa Formosa Plastics foi, em outubro de 2019, condenada a pagar multa de 50 milhões de dólares por descartar poluentes na Lavaca Bay, no Texas. Alleen Brown, na The Intercept.
Sem comentários:
Enviar um comentário