Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Bico calado

  • O império mediático de Rupert Murdoch é «um cancro para a democracia» nos EUA, Reino Unido e Austrália, diz Kevin Rudd, antigo primeiro-ministro da Austrália, em declarações à CNN. Rudd acusou Murdoch de usar táticas intimidatórias ao estilo da mafia contra vozes discordantes.
  • Covid-19: SIC e TVI com maior fatia de apoio aos media com mais de 3 ME cada, titula a LusaRui Rio: 15 milhões de € de impostos para ajudar a pagar os programas da manhã e o Big Brother que voltou em força. Tanto me têm atacado por eu não compreender esta urgência democrática.
  • Empresas “verdes” seguem investindo e comprando carne produzida na Amazônia, titula a ClimaInfo.
  • A Ryanair conseguiu um bailout de 600 milhões do governo britânico, informa o The National.
  • Polícia de Paris proibida de usar drones para apanhar violadores do confinamento, titula a RT.
  • Por que Israel teme a Nakba: como a memória se tornou a maior arma da Palestina, escreve Ramzy Baroud, na Dissident Voice.
  • O Banco Central da Venezuela lançou uma ação legal para forçar o Banco da Inglaterra a devolver mais de US $ 1 milhar de milhão em ouro para combater o surto de Covid-19, conta a RT.
  • «No espaço de apenas alguns meses, a administração Trump deixou de elogiar a resposta da China à pandemia da Covid-19 para culpá-la pelo surto, sugerindo até que pague indemnizações pela sua suposta negligência. Há três anos, os americanos tinham uma visão neutra da China (nove anos atrás era fortemente favorável). Hoje, as mesmas sondagens mostram que 66% dos americanos não gostam da China, com apenas 26% mantendo uma opinião positiva do país. Mais de quatro em cada cinco pessoas apoiam uma guerra económica em grande escala com Pequim, algo que o presidente ameaçou decretar na semana passada. A imprensa corporativa colabora, constantemente enquadrando a China como uma ameaça aos Estados Unidos, em vez de uma força neutra ou mesmo uma potencial aliada, levando a um aumento nos ataques racistas anti-chineses nos EUA.» Alan Macleod, in MPNJ.

Sem comentários: