Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Ribeiras: Programa de reabilitação de leitos e margens cobre 5.000 Km de linhas de água em 16 concelhos

Distribuição geográfica das intervenções nas ribeiras (APA/Público)
  • O Ministério do Ambiente vai avançar com um programa de reabilitação de leitos e margens de ribeiras que deverá abranger cinco mil quilómetros de linhas de água e um investimento global de 75 milhões de euros, ao longo dos próximos anos. O programa alarga a intervenção feita logo após os incêndios de Pedrógão, em 2017, que deixaram muitas encostas despidas de vegetação, o que propicia a degradação dos cursos de água nos vales. Aquela intervenções abrangeram 591 quilómetros de linhas de água, mas beneficiaram uma extensão maior de ribeiras: 975 quilómetros. Nessas zonas foram feitos trabalhos em mais de 1100 passagens hidráulicas, em dezenas de açudes e pontões, recorrendo sempre a materiais enquadrados com o espaço natural do local. O objetivo foi garantir o escoamento das linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento de solo e reduzir o efeito das cheias e inundações. Assim, a reconstituição da vegetação nas margens permitiu um maior sombreamento das ribeiras e, com isso, uma melhoria da qualidade da água. “E uma boa galeria ripícola é um excelente corta-fogo”, acrescenta o ministro Matos Fernandes. O programa agora lançado vai intervir em 16 concelhos, localizados em Braga, Fafe, Macedo de Cavaleiros, Castelo de Paiva, Vagos, Seia, Almeida, Pinhel, Guarda, Marinha Grande, Penela, Sertã, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra. Público.
  • 45 ativistas ambientais foram encaminhados para o programa antiterrorismo do Ministério do Interior do Reino Unido. Organismos públicos, como municípios, escolas e universidades, têm o dever de reportar o programa Prevent sempre que consideram que uma pessoa está em risco de radicalização. Pelo menos 45 ativistas foram encaminhados para o programa Prevent por extremismo ambiental entre abril de 2016 e março do ano passado. Quando as pessoas são encaminhadas para o Prevent, a polícia avalia se elas precisam ou não de uma intervenção mais abrangente através de um programa chamado Channel. Pelo menos um ativista ambiental precisou desta intervenção, diz o O Ministério do Interior. O programa Prevent foi criado em 2003. The Times. Segundo a página da Polícia do Essex, os sinais de uma pessoa em vias de se radicalizar são os seguintes, e, como tal, devem ser reportados: «alguém numa fase de transição em sua vida, talvez saindo ou começando a faculdade, ou mudando de emprego, procurando encontrar uma identidade, um sentimento de pertença, status ou emoção; alguém suscetível de ser influenciado ou controlado, ou que quer dominar outras pessoas; alguém com sentimentos de queixa, injustiça ou que se sente ameaçado, com forte desejo de mudança política ou moral, alguém que esconda os seus contatos nas redes sociais».
  • Adán Vez Lira foi o terceiro ambientalista assassinado no México este ano. Vez Lira era um defensor e organizador de longa data da reserva de observação de aves de La Mancha, em Actopan, e adversário do licenciamento de minas na região. No final de março, Isaac Medardo Herrera, também foi assassinado. Era advogado e adversário de um empreendimento imobiliário em Los Venados, uma zona sensível de interesse florestal prevista para ser integrada numa reserva natural. Em 2019 foram assassinados 15 defensores de terras no México, segundo o Mexican Center for Environmental Rights. AP.
  • A Agência de Proteção Ambiental dos EUA anunciou que os agricultores de soja em 25 estados já podem pulverizar o pesticida isoxaflutol, comercializado pela alemã BASF com a marca Alite 27. ESte mesmo pesticida era até ao momento considerado, pela mesma agência, potencial responsável pelo cancro. Via Investigate Midwest.
  • A China poderá adiar a apresentação dos seus planos climáticos pelo menos até depois das eleições presidenciais dos EUA em novembro, uma vez que as autoridades se concentra em reanimar a economia de uma desaceleração sem precedentes. CCN.
  • O problema da água potável em Cabo Verde. Uma estação de dessalinização produz água potável apenas para os hotéis, para os turistas. O outro lado do paraíso, episódio 7, 14abr2020 - RTP2.

Sem comentários: