sábado, 15 de fevereiro de 2020

Alemanha: Volkswagen encerra centrais a carvão na sua fábrica de Wolfsburg

  • «O governo de António Costa já fixou a taxa de carbono que incide sobre os combustíveis para 2020 e o novo valor a pagar por cada litro de gasolina ou de gasóleo quase duplica. Os consumidores vão passar a pagar 5 cêntimos de imposto por litro de gasolina e 5,8 cêntimos no caso do gasóleo, quando em 2019 a taxa era de 2,8 cêntimos e 3,1 cêntimos por litro, respetivamente.» Expresso.
  • O Royal Bank of Scotland pondera deixar de financiar petrolíferas como a Shell e a BP, a menos que elas garantam que os seus negócios estão alinhados com o acordo climático de Paris. Reuters.
  • Os patrões da ExxonMobil pediram desculpas depois de intenso e prolongado «flaring» na sua petroquímica de Mossmorran, em Fife, Escócia. Muitos vizinhos usaram as redes sociais para denunciar a situação, alguns deles garantindo que o brilho das chamas iluminavam Edinburgo, a 12 milhas. A queima terá feito parte do trabalho para reiniciar as operações na fábrica de etileno, encerrada desde agosto passado para manutenção. Organizações ambientalistas exigem uma investigação rigorosa à ocorrência, uma vez que situação idêntica aconteceu em abril de 2019 no mesmo local. Energy Voice.
  • A Volkswagen vai encerrar duas centrais a carvão na sua principal fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e recusou ofertas para as vender. Estas centrais a carvão vão ser substituídas centrais a gás, uma etapa que a VW diz irá ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono da fábrica da VW em 60%. Reuters.
  • Um pequeno protesto no Ontário apoiando a comunidade índia dos Mohawks of Tyendinaga que bloqueia um oleoduto a milhares de quilómetros de distância provocou o caos nas redes ferroviárias entre Toronto, Montreal e Ottawa. NYTimes. E isso pode fazer esgotar o fornecimento de cloro para tratar a água que abastece muitas cidades, alerta a iHeart Radio.
  • A Federação de Professores de Filadélfia quer que o governador da Pensilvânia, Tom Wolf, declare o estado de emergência na sequência do encerramento de mais duas escolas públicas do ensino básico para limpeza do amianto e testes de qualidade do ar. Exige ainda o reforço de 170 milhões de dólares do Rainy Day Fund para promover a descontaminação e a melhoria das instalações escolares. Philly Voice.
  • Um estudo publicado na revista Saúde Pública revela que por cada dólar gasto na compra de agrotóxicos no Paraná, são gastos 1,28 dólar no Sistema Único de Saúde com tratamento de intoxicações que ocorrem logo após da aplicação. Mais: empresas recebem isenções de impostos de 10 biliões de reais por ano. Reportagem de Mariana Della Barba, Diego Junqueira e Pedro Grigori na APublica.
  • O governo do Nepal vai pagar 7,5 milhões de dólares a militares para recolherem 35 mil quilos de resíduos dos Himalaias, uma vez que foi praticamente impossível convencer os montanhistas profissionais a responderem ao pedido. BBC.

Sem comentários: