terça-feira, 28 de janeiro de 2020

França: autarquias e ONGs processam petrolífera

  • Uma plataforma de 14 autoridades locais francesas e várias ONGs avançam com processos judiciais contra a petrolífera francesa Total para tentar forçar a empresa a reduzir drasticamente as suas emissões de gases de efeito estufa. The Guardian.
  • A educação através de hortas urbanas em escolas ou noutros espaços ajuda a conscienlização ecológica, escreve Estefanía Grijota no El País.
  • O rallye Monte-Carlo é uma prova automobilística absurda numa época de crise climática, e, por isso, não deveria existir, defendem os ambientalistas dos Hautes-Alpes, distgrito da Côte d'Azur. Por isso, realizaram vários protestos. Reporterre.
  • Em South Bruce, a noroeste de Toronto, proprietários de terrenos assinaram um acordo que permitirá as autoridades avançar com testes no local com vista à instalação de um cemitério nuclear. Para além de Ignace, esta poderá ser uma alternativa para armazenar resíduos nucleares de alto nível. Atualmente, cerca de três milhões de contentores de resíduos altamente radioativos estão armazenados nas estações de geração nuclear existentes no Canadá, inclusive na Estação de Geração Nuclear Bruce, nas margens do Lago Huron, perto de Kincardine, Ontário. 660 City News.

Sem comentários: