terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Lisboa: pouco rigor na identificação de vespa asiática detetada no Jardim Botânico


Uma vespa velutina poisou no joelho de um visitante que, de imediato, reportou ao segurança, que a capturou num recipiente e a levou para análise

No dia seguinte, um entomólogo da Universidade de Lisboa agradeceu-lhe o reporte, garantindo tratar-se de uma vespa Crabro, europeia. Só que, rigorosamente, a vespa era, de facto, Velutina, asiática.

Este deslize de um especialista foi motivo de alguma polémica e chacota por parte de seguidores do visitante e de membros de um grupo. Uma cibernauta não esteve com papas na língua: «Patas amarelas é crabro??? Cauda preta só com um risco amarelo é crabro? Deveria ser picado por uma só para ver a diferença» 
E simplificou as coisas: corpo quase todo preto e patas amarelas é asiática; corpo quase todo amarelo e patas vermelhas é Crabro.

O visitante diz ter tentado postar sobre o assunto na página da Câmara de Lisboa, mas terá sido barrado. Alguns seguidores ponderam a hipótese de o encobrimento desta ocorrência poderá estar relacionado com a preservação da boa imagem de um Jardim Botânico acabado de reabrir na atual capital europeia do Ambiente.

Sem comentários: