Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Bico calado

  • «O Rui Pinto devia estar a dirigir investigações na Polícia Judiciária e, provavelmente, a ser condecorado no 10 de junho e nós tratamo-lo como um criminoso. (…) Eu tive dois exemplos na minha vida enquanto jornalista em que usei, para reportagens de trabalhos meus, material que eu sabia que tinha sido sonegado através de violação de correspondência que era privada e que me foi entregue. Num deles tratava-se de um contrato entre o Estado e uma empresa pública, que violava o interesse público e o outro, graças aos documentos ilícitos que me deram, consegui deitar por terra uma urbanização que ia ser feita na costa alentejana à custa de corrupção autarca. E eu ponderei se tinha o direito de o fazer e tinha porque o interesse público era superior ao resto». Miguel Sousa Tavares, in TVI, Jornal das 8 de 27jan2020. Via Notícias ao minuto.
  • O PS vai acabar com o investimento em imobiliário dos vistos gold em Lisboa e no Porto, limitando-o às Comunidades Intermunicipais do Interior e às regiões autónomas. Jornal de Negócios. Ana Gomes reage: trata-se de descentralizar a criminalidade acarinhada a coberto dos vistos gold.
  • Uma greve paralizou a Co-op Refinery Complex em Regina, Saskatchewan, Canadá. Os trabalhadores lutam contra os planos de reestruturação das suas pensões. A empresa contratou fura-greves. Os grevistas reforçaram os piquetes e bloquearam estradas. A polícia deteve alguns e o sindicato foi multado em 100 mil dólares, o que estimulou o apoio de outros sindicatos, noeadamente dos EUA, forçando o restabelecimento das negociações. Jacobin.
  • Fontes da secreta russa alegam que Michael D'Andrea, chefe das operações da CIA no Irão e que orquestrou o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, foi morto num avião espião dos EUA abatido ontem em Ghazni, Afeganistão. MEM.
  • Ian Henderson, ex-investigador principal da Organização para a Proibição de Armas Químicas testemunhou na ONU garantindo que não existem evidências científicas para apoiar as alegações de que um ataque de gás químico ocorreu em Douma, na Síria, em abril de 2018. The Grayzone
  • Uma investigação do Center for Public Integrity e da Vox  sobre os efeitos da Lei dos Cortes de Impostos e Empregos de 2017 nos EUA constatou que, embora a lei não tenha proporcionado o aumento prometido em salários ou investimentos empresariais, ela engordou os bolsos dos legisladores republicanos que usaram a medida no Congresso, apesar da oposição pública generalizada. Via Common Dreams.
  • A empresa de consultoria de petróleo e gás Unaoil pagou cerca de 6 milhões de dólares de suborno para obter negócios no Iraque no valor de 800 milhões, entre 2005 e 2011. MEM.

Sem comentários: