sábado, 28 de dezembro de 2019

Reino Unido: ar de Londres é um dos campeões dos microplásticos

  • A quantidade de microplástico descoberto no ar de Londres surpreendeu os cientistas. «Encontramos uma grande abundância de microplásticos, muito maior do que o que foi relatado anteriormente», disse Stephanie Wright, do Kings College London, que liderou a pesquisa. "Mas qualquer cidade do mundo será algo parecida." A pesquisa, publicada na revista Environment International, recolheu os microplásticos que caem no telhado de um prédio de nove andares no centro de Londres. Isso garantiu que apenas microplásticos da atmosfera fossem recolhidos. Foram identificados 15 tipos diferentes de microplásticos, com taxas de deposição variando de 575 a 1.008 peças por metro quadrado por dia. A maioria dos microplásticos eram fibras de acrílico, provavelmente de roupas. Apenas 8% dos microplásticos eram partículas, na maioria poliestireno e polietileno, ambos comumente usados em embalagens de alimentos. A taxa de deposição microplástica medida em Londres é 20 vezes maior que em Dongguan, China, sete vezes maior que em Paris, França e quase três vezes maior que Hamburgo, Alemanha. The Guardian.
  • O ministro da Educação da Itália, Lorenzo Fioramonti, demitiu-se por não obter do governo biliões de euros que, segundo ele, eram necessários para melhorar as escolas e universidades do país. EurActiv. Foi o preço que pagou por querer apçlicar taxas sobre passagens aéreas para poder introduzir no currículo das escolas italianas o estudo das alterações climáticas e do desenvolvimento sustentável e por se meter com a ENI, sugerindo que ela deveria interromper a exploração de petróleo e concentrar-se nas renováveis.
  • Um tribunal ambiental chileno aceitou uma queixa das comunidades indígenas no deserto do Atacama, no norte do país, sobre a expansão de minas de lítio que obrigaria ao aumento significativo do uso de água pela SQM e pela Albemarle. Reuters.
  • Gujarat, província indiana que faz fronteira com o Paquistão, está a ser invadida por pragas de gafanhotos que andam a dizimar as culturas. Esta praga não se verificava desde 1993-94. The Hindu.

Sem comentários: