terça-feira, 26 de março de 2019

Alqueva: restrições de água para olival, amendoal, vinha e árvores de fruto

  • As restrições no acesso à água no Alqueva começaram em fevereiro. A Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) está a notificar os beneficiários e potenciais interessados no fornecimento de água para rega a título precário (todos os agricultores que têm as suas explorações fora dos blocos de rega do empreendimento), que só serão aceites as propostas para a instalação de culturas anuais, como é o caso das culturas de melão, trigo, feijão e batata. Ou seja, fica de fora a autorização de fornecimento de água a novas culturas permanentes que são de alto rendimento como o olival, amendoal, vinha e árvores de fruto. A EDIA tomou esta decisão para acautelar a garantia de água no futuro. O projeto do Alqueva tem área para regar 120 mil hectares, mas as plantações e o seu fornecimento continuavam a aumentar sem controlo. Público.
  • Nerja, em Màlaga, é um dos últimos paraísos da Costa del Sol. As suas praias e bares de praia atraem dezenas de milhares de turistas durante todo o ano. O que os seus visitantes não sabem é que a cidade, com 21.061 habitantes, não possui estação de tratamento de esgotos. Eles chegam ao mar, a apenas1 Km da costa, sem nenhum filtro através de grandes tubos chamados emissários. É apenas uma das muitas irregularidades na descarga de águas residuais urbanas, denunciada pelos Ecologistas en Acción há um ano e meio e que hoje instrui diferentes tribunais na Andaluzia. El País.
  • O bilionário e chefe da Ineos ameaçou encerrar uma fábrica de produtos químicos se não o isentarem das regulamentações ambientais europeias. Unearthed.
  • As grandes inundações ao longo do rio Missouri prejudicaram o tratamento do fornecimento de água em boas condições em Kansas City, aumentando os riscos para a saúde de bebês, idosos e outros com sistemas imunológicos comprometidos, alertaram os serviços municipais de água. Reuters.

Sem comentários: