sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Sudão: jovens recolhem lixo na capital em protesto contra a guerra civil

  • A Navigator vai aumentar a capacidade de produção em 12% e reduzir em 17% o consumo de energia necessário para produzir uma tonelada de pasta de papel da fábrica na Figueira da Foz, na sequência de um empréstimo de 40 milhões de euros concedido pelo Banco Europeu de Investimento. Sapo24. Boa notícia. Bom texto de marketing e greenwahing. Os empreendedores do eucalipto agradecem. 
  • As chuvas torrenciais que se fustigaram a província de Caslellón nos passados dias 19 e 20 de outubro revelam uma imagem dantesca da pegada humana na região, denunciam os Ecologistas en Acción. Para além das construções em sítios indevidos como a proximidade de linhas de água, os rios e ribeiras funcionam como autênticos esgotos de resíduos que são transportados para as praias e para o mar, sendo o plástico o principal protagonista
  • A Comissão Europeia (CE) emitiu um ultimato à Espanha por causa da existência no país de aterros ilegais, algo que viola a legislação europeia sobre resíduos e advertiu que, se não corrigir a situação, poderia levar o país perante o Tribunal de Justiça da União Europeia. A CE avisou ainda a Espanha e a Itália para que cumpram a legislação europeia de combate à contaminação da água por nitratos. A CE acusa ambos os países de «proteção insuficiente das suas águas» contra essa contaminação causada por nitratos provenientes de fontes agrárias, ao não adaptar a diretiva europeia aplicável. EFEVerde.
  • Jovens do sul do Sudão têm-se reunido todos os meses para limpar a capital do país, Juba. O movimento ambientalista é um protesto criativo contra a guerra civil e une as pessoas das tribos beligerantes. DW.

Sem comentários: