segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Bico calado

  • Doze pessoas morreram na sequência de fortes chuvas e inundações em algumas zonas da Jordânia. Ainda recentemente, 21 pessoas - a maioria crianças em idade escolar numa excursão ao Mar Morto – morreram pelas mesmas causas. Reuters. A latitude e a longitude deste país colocam-no fora da mira dos nossos media e, por isso, é notícia que não é repetida hora a hora durante dias seguidos.
  • «(…) O primeiro e mais grave processo de dissolução da democracia por parte destes ditadores com votos é essencialmente a apropriação do poder judicial, o ataque à sua independência, não só para garantirem a sua imunidade, como para o usar contra os seus adversários. O que Bolsonaro está a fazer, dando o poder político da Justiça a um juiz envolvido no processo de corrupção dos seus adversários, lança uma luz sinistra sobre esse processo, tanto mais que a sanha justiceira foi selectiva. Não tenho muitas dúvidas sobre a corrupção no PT, mas também não tenho nenhuma dúvida que a perseguição a essa corrupção foi politicamente motivada. A uma corrupção soma-se outra. O mesmo acontece com Trump, cujas medidas mais gravosas estão na moldagem de todo o sistema judicial nacional e federal, assim como nas polícias e serviços de segurança, no seu poder, através de escolhas de homens e mulheres sem carreira ou currículo, sem perfil moral mínimo para cargos vitalícios, pelo critério da lealdade pessoal ao Presidente. Destruindo todas as instituições de mediação e de contrapoder, o poder torna-se autoritário e quem o ocupa um autocrata. (…)» José Pacheco Pereira, in Os ditadores com votos mas sem lei – Público 10nov2018, via A estátua de sal.
  • Luís Carito, ex-vice-presidente da Câmara de Portimão, acusado por engolir folha A4 durante buscas à sua residência em Ferragudo, conta o Correio da Manha.

Sem comentários: