Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

O Douro pode perder 14% da sua água

Imagem colhida aqui.
  • O Douro vai perder 14% da sua água, alerta Ana Brasão, ambientalista do GEOTA, coordenadora da Rede Douro Livre. «Não nos podemos esquecer de que as barragens são paredes gigantescas e estanques. Impedem a vida de subir o rio e os sedimentos de descê-lo. Neste momento já temos problemas graves que se estão a adensar com as alterações climáticas. Da foz do Douro à barrinha de Esmoriz temos hoje o pedaço da costa portuguesa com menor areal e que está sujeito a maior erosão», sublinhou. «Há um fenómeno de aquecimento das águas paradas. Isto aumenta o risco de evaporação e retira oxigenação à água. Sem isso, não há vida», avisa Ana Brasão. Liderada pelo GEOTA, a Rede Douro Livre tem parcerias com a Liga de Proteção da Natureza, o WWF Portugal, a Rede Inducar, a Wetlands International e International Union for Conservation of Nature. DN.
  • O imposto encapotado que os munícipes de S. João da Madeira pagam no consumo de água ajudou a equilibrar as contas do município, acusa a CDU local. O «filme» repete-se há 10 anos, sublinha a CDU, com os sanjoanenses a pagar a água acima do valor justo. «A câmara obteve um resultado positivo de 143.147 euros, porque desviou da empresa Águas de s. João para os seus cofres o valor de 572.869 euros e não pagou 186.120 euros de água consumida na sua atividade», especifica a CDU. Labor.
  • Londres tem o transporte público mais caro, a terceira pior qualidade do ar e é uma das mais perigosas para caminhar e andar de bicicleta, revela um estudo sobre 13 cidades da União Europeia citado pelo The Guardian. Ranking do estudo: Copenhagen, Amsterdam, Oslo, Zurique, Viena, Madrid, Paris, Bruxelas, Budapeste, Berlim, Londres, Moscovo e Roma. Onde ficaria Lisboa nesta lista?
  • Jornalistas da Associated Press, da CNN e de organizações ambientalistas foram impedidos de participar numa cimeira em Washington sobre contaminantes nocivos na água organizada pelo ministério do Ambiente dos EUA. The Guardian.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue