Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Santa Maria da Feira: 16 moradias 15 anos à espera de ligação à rede de saneamento

Imagem captada aqui.
  • A empreitada para o desassoreamento da Ria de Aveiro, que representa um investimento de 23,5 milhões de euros, vai ser lançada na segunda quinzena de maio. A intervenção «Transposição de Sedimentos para Otimização do Equilíbrio Hidrodinâmico na Ria de Aveiro», inclui operações de dragagem dos fundos e deposição dos sedimentos para reforço de margens em zonas baixas ameaçadas pelo avanço das águas, sendo uma parte dos sedimentos depositada no mar, na zona de rebentação (praia imersa), de forma a lavar os sedimentos e reforçar a deriva litoral, contribuindo desta forma para a minimização de riscos, especialmente de erosão costeira.
  • As autoridades investigam descarga suspeita de efluentes na Póvoa de Santa Iria. O alerta foi dado por vários populares que usavam o caminho pedonal entre a Póvoa e o Forte da Casa e que se depararam com uma conduta a realizar uma descarga de águas escuras, com espuma e cheiro acre, em direção ao rio Tejo.
  • O sistema da ribeira de Rio Maior, que desagua na Barrinha de Esmoriz e marca a fronteira entre o concelho de Ovar e o de Espinho, entrou em funcionamento há 10 anos, mas em Rio Meão, há 16 moradias na Rua Nova da Estação, construídas há 15 anos, impossibilitadas de ligar o saneamento. «Se uma Câmara Municipal é tão célere a legislar no sentido de cobrar aos munícipes uma taxa de 2,5 euros por não estarem ligados aos sistemas de infraestruturas básicas de água e saneamento, quando eles estão disponíveis nas suas localidades, deveria também ser obrigada a pagar uma taxa de igual valor por não disponibilizar a quem por eles anseia há uma década» afirma, Filipe Moreira, vogal da CDU na assembleia Municipal de Santa Maria da Feira.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue