Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

8% do lixo dito reciclado acaba em aterro ou incineração?

Foto: Sebastian Gollnow/AP
  • «A associação ambientalista Zero garante que 8% do lixo que se produz em Portugal, 270 mil toneladas, são apresentados como reciclados pelos números oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas na prática não é isso que acontece pois os resíduos acabam, afinal, em aterro ou incineração, e a APA até recebe uma taxa por isso. (…) Na prática, 8% (dos 38%) supostamente reciclados não chegam à fase da reciclagem porque não estão em condições para isso devido, por exemplo, à sujidade dos materiais. Uma diferença que corresponde ao lixo produzido, anualmente, por cerca de meio milhão de portugueses. (…) A situação é inaceitável fazendo descer drasticamente para apenas 30% os níveis de reciclagem no país, longe da meta europeia de 50% que deveria ser atingida em 2020. No fundo, defende a Zero, "o Ministério do Ambiente obteve o melhor de dois mundos: recebeu a receita da Taxa de Gestão de Resíduos por resíduos colocados em aterro ou encaminhados para incineração e, em simultâneo, contabilizou os mesmos resíduos como reciclados para poder apresentar um melhor desempenho ambiental". TSF. As câmaras municipais são das primeiras a ganhar com o negócio, através das taxas de resíduos anexas à fatura da água.
  • A Rue des Petits Ports, em Saint-Malo, foi encerrada ao trânsito durante dois meses para permitir o acasalamento de sapos. El País.
  • Tropas egípcias concentram-se na fronteira com a Eritreia e o Sudão por causa da oposição do Egito à barragem que a Etiópia está a construir e que coloca em risco a garantia de acesso a 80% das águas do Nilo. MEM.
  • A Qantas emite mais dióxido de carbono por passageiro/km do que qualquer outra companhia aérea que opera em todo o Pacífico, revela um estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo, o grupo que expôs o escândalo de emissões da Volkswagen em 2014. The Guardian.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue