Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 30 de setembro de 2017

O carangueijo azul promete oportunidades de exploração

Parque de estacionamento de bicicletas na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré
  • O caranguejo azul (Callinectes sapidus) nativo da América do Norte, também conhecido como «siri», foi descoberto no estuário do Guadiana. Segundo o CCMAR, há registo de outros exemplares da mesma espécie capturados anteriormente no estuário do Sado, o que indicia que «estará numa fase de expansão na nossa costa, depois de provavelmente ter navegado, enquanto larva, nas águas de lastro de um navio que cruzou o Atlântico». As espécies invasoras com valor comercial, como é o caso do caranguejo azul ou da corvinata real (Cynoscion regalis), registada no ano anterior, «podem ser um exemplo de como uma ameaça se pode transformar numa oportunidade de exploração», refere o CCMAR. Face à inexistência de predadores naturais destas espécies invasoras, «a sua pesca contribuirá para o controlo da sua densidade», aliviando a pressão de exploração dos recursos pesqueiros tradicionais, como a sardinha, acrescenta. Público.
  • Os automóveis não poderão ultrapassar os 70 km/hora na M30 para Madrid. Objetivo: reduzir a poluição do ar. El País.
  • Os lobistas da Monsanto estão proibidos de aceder ao parlamento europeu. Quem mandou a Monsanto recusar responder a inquéritos para esclarecer alegadas influências na manipulação de restados de estudos sobre a segurança do glifosato? The Guardian.
  • A Syngenta vai indemnizar milhares de agricultores norte-americanos por elevados prejuízos causados por uma semente de milho transgénico comercializada pela empresa antes de ter obtido licença de importação por parte da China. Reuters.
  • relação entre períodos de seca e conflitos prolongados, sugere uma investigação recente após analisar cerca de 1.800 conflitos durante um período de 20 anos na África subsaariana. SD.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue