sábado, 17 de junho de 2017

Grécia: ilha de Tilos com eletricidade apenas de fontes renováveis

Foto de Adrian Rowe, 30mai2017.
  • Foi inaugurado o ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos  Marinhos da Universidade de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo. O ECOMARE resulta de uma parceria entre a UA, a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, SA. e engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos. JE do Mar.
  • Representantes de 20 religiões assinara uma carta onde se comprometem a inverter práticas depredatórias, promovendo um programa ecológico eficiente para proteger o planeta que é casa comum de todos. Aconteceu em Vila Nova de Gaia, durante a conferência «A Terra em Risco, o Mundo em Procura: o papel e a intervenção das religiões na Casa Comum», inserida no fórum internacional «Gaia todo um Mundo». RTP.
  • A Comissão Europeia autorizou a Alemanha a criar um fundo público para lidar com os seus resíduos nucleares. Reuters.
  • A ilha de Tilos, na Grécia, é a primeira ilha do Mediterrâneo a consumir eletricidade totalmente produzida por energias renováveis, conta o Guardian.
  • As Nações Unidas apresentam 23 novas reservas da biosfera. Pela calada, os EUA retiram 17. NG.
  • A orla costeira de Mantoloking, New Jersey, está a sofrer um profundo processo de gentrificação após a destruição provocada pelo furacão Sandy em 2012, conta o NYTimes. Entretanto, proteger dunas e instalar passadiços custa 70 milhões de dólares. Cada milha, sublinha a Climate Central.

Sem comentários: