Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Reflexão: Noruega - o paradoxo de ser líder climática embora vivendo do petróleo

Imagem captada aqui.

Noruega - o paradoxo de uma líder climática que vive do petróleo
por Mark Lewis, via AP.

Algumas notas:

  • A Noruega quer retirar todos os seus automóveis das estradas até 2030, mas continua a produzir e exportar petróleo, enquanto tenta expandir as suas operações no Ártico. A Noruega é o 8º maior exportador de petróleo do mundo, representando os hidrocarbonetos 40% das suas exportações. 
  • Porém, o petróleo é muito pouco consumido internamente, sendo a eletricidade, por exemplo, proveniente das hidroelétricas. Os próprios funcionários da petrolífera estatal conduzem automóveis elétricos, que não pagam impostos de importação e cujo IVA é 25% mais baixo do que o dos veículos convencionais. Cerca de 29% dos novos carros vendidos na Noruega são elétricos ou híbridos, e o governo pretende atingir a meta de 100% até 2025.
  • Entretanto, a Noruega tem sido acusada de hipocrisia, uma vez que em 2015 registou um aumento das suas emissões de gases de efeito de estufa, enquanto investe 1 bilião de dólares em projetos de reflorestação no Brasil e 350 milhões por ano em projetos semelhantes na Indonésia e na Guiana, tudo através do programa de comércio de créditos de carbono.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue