Ribeira Grande, Açores. Foto de Vera Cymbron, março 2016.
- A Oliver’s Travel garante que consegue sol no dia do casamento dos seus clientes. O truque pode custar 100 mil libras. O processo de sementeira de nuvens começa três semanas antes da cerimónia: uma equipa composta por pilotos de avião e meteorologistas sobrevoa as nuvens e semeia-as com partículas de iodeto de prata para condensar o vapor de água. Assim, alegadamente, conseguem que chova antes do casamento, ficando o céu limpo e radioso no dia da cerimónia. Obrigado, João Paulo Forte.
- A primeira central do mundo que combina a geotermia e dois tipos de energia solar (fotovoltaica e termo solar) foi inaugurada no Nevada. A central é da Enel Green Power North America, filial da italiana Enel. Energias Renovables.
- Uma ampla plataforma de organizações processou a FDA por ter aprovado o salmão atlântico transgénico, produto da manipulação genética de 3 peixes. A medida foi tomada na sequência da oposição manifestada por cerca de 2 milhões de cidadãos por causa da ausência de estudos dos impactos nos estoques provocados por eventuais fugas da nova espécie transgénica. Pior: a aprovação não obriga o produtor a rotular o seu produto como sendo transgénico. EcoWatch.
- A USAID subsidiou o projeto de beringela transgénica no Bangladesh e nas Filipinas. A Cornell University deu a cobertura científica. Apesar de tudo, decorridos dois anos, o projeto falhou, tendo no segundo ano sido aplicados muitos mais pesticidas do que os calculados, inclusive que estavam proibidos. A universidade fala de sucesso, mas não o prova através de qualquer relatório científico sujeito ao habitual «peer review». GMWatch.
- A cidade do México está a proibir a circulação automóvel um sábado por mês. O objetivo é reduzir os elevados níveis de poluição. The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário