Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 9 de março de 2016

Moção contra a poluição do Tejo chumbada na Assembleia Municipal de Abrantes

Vale do Rossim. Foto de Casal Sancho Hikers 6mar2016.
  • A freguesia da Ribeira Chã, Lagoa-Açores, foi uma das vencedoras do concurso Eco-Freguesias  2015, coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa. O galardão reconhece os esforços a nível de manutenção e limpeza, na qual a freguesia obteve a nota máxima e, na sensibilização, 70%. Azores today.
  • O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, defende que o problema da água não faturada pelas entidades gestoras se resolve "em boa parte" com medidas de gestão. Ambiente Online.
  • «Uma moção apresentada pela CDU sobre a poluição e outros problemas que afetam o rio Tejo foi chumbada pela maioria socialista na sessão da Assembleia Municipal de Abrantes de 26 de fevereiro, com o voto de qualidade do presidente desse órgão, António Lucas Mor. A moção referia algumas questões, como as descargas poluentes atribuídas a várias unidades fabris situadas em Vila Velha de Ródão, a reparação do travessão no Tejo na zona do Pego, a diminuição dos caudais e as anomalias na Central Nuclear de Almaraz em Espanha. E foi a questão das obras no travessão situado no leito do rio perto da central do Pego que dividiu os eleitos. A moção refere que a reparação do travessão levada a cabo pela central termoelétrica do Pego, não cumpriu as condições impostas no licenciamento da obra, ultrapassando claramente a sua volumetria e dimensão pondo em causa a dimensão e o equilíbrio ambiental do rio. Bruno Tomás (PS), presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, referiu que a sua bancada concordava com grande parte do documento mas não com a questão do travessão, pois a Pegop, segundo as suas informações, fez o que estava estipulado e quando foi alertada do que estava mal redefiniu. Para a bancada do PSD o documento também suscitava dúvidas e por isso absteve-se. O texto só colheu os votos favoráveis dos quatro eleitos da CDU. Os eleitos do PSD e BE e alguns elementos do PS abstiveram-se e quatro socialistas votaram contra, obrigando ao desempate por parte do presidente da assembleia.» O Mirante.

Sem comentários: