Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Verba de multa paga painéis solares

Praia da Pedreira, Água d'Alto - S. Miguel, Açores.
  • O Estudo de Impacte Ambiental do projeto do Parque Eólico de Moncorvo mereceu parecer desfavorável por parte do ministério do Ambiente alegando-se a incompatibilidade do equipamento com a salvaguarda dos valores ecológicos existentes naquela Zona Especial de Proteção do Alto Douro Vinhateiro - Património Mundial classificado pela Unesco, nomeadamente as 14 espécies protegidas de aves de rapina e as 24 espécies de quirópteros. DN.
  • O grupo de cidadãos que contesta a coincineração de resíduos industriais perigosos nas instalações da Cimpor, em Souselas, vai impugnar a nova licença ambiental concedida à cimenteira. O advogado Castanheira Barros, porta-voz do Grupo de Cidadãos de Coimbra, contesta os argumentos da Cimpor no pedido efetuado para uma alteração do valor limite de emissão de carbono orgânico total na fábrica de Souselas, em que a cimenteira diz que o acréscimo não deverá implicar um aumento do valor médio anual das emissões. «Está a Cimpor a negar a evidência. Se aumentam as emissões de carbono, aumenta necessariamente o valor médio anual das emissões, uma vez que a Cimpor não enunciou qualquer redução das emissões de qualquer outra substância poluente no requerimento que apresentou à Agência Portuguesa do Ambiente», sublinha. Lusa/CM.
  • A presidente do conselho de administração da Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza (Azorina) admite uma dívida de 6,3 milhões de euros. O grosso do valor deve-se ao empréstimo feito pela SPRA para aquisição de terrenos nas Furnas. A Região Autónoma dos Açores detém 100% do capital social da Azorina, empresa criada em 2010 e que dois anos depois se fundiu com SPRA-Açores e Arena, todas ligadas à proteção e gestão ambiental. Esta sociedade de gestão ambiental, com 112 funcionários e património avaliado em 19 milhões de euros, é responsável por 16 centros de interpretação ambiental nos Açores, ecotecas e parque naturais de ilha, tendo ainda a seu cargo a gestão de áreas protegidas e desde 2014 a fileira florestal. JA.
  • Decorre consulta pública da lista das águas balneares costeiras a identificar em 2016 na Região Autónoma dos Açores.
  • 27 toneladas de garrafas cheias de detergente deram à costa em praias da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra. As garrafas cor-de-rosa serão provenientes de um carregamento que caiu ao mar em maio passado. ITV.
  • A instalação de painéis solares no edifício da Quincy Mine Hoist Association, no Keweenaw National Historical Park, Michigan, foi custeada com a verba de uma multa aplicada por infrações ambientais. CBS.
  • A ocorrência de vários tremores de terra, em menos de uma semana, perto de Edmond, nos arredores de Oklahoma City, devido ao uso da fraturação hidráulica, levou as autoridades responsáveis a exigir que as operadoras de gás e petróleo reduzam o volume de injeção de coquetéis químicos. AP.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue