quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ranking climático: Portugal cai dez lugares

S. Féliz da Marinha, VNGaia: Limpeza de praia 9dez2015.
  • Portugal caiu 10 posições num ranking climático internacional: caiu da nona para a décima nona posição, entre 58 países incluídos no Índice de Desempenho em Alterações Climáticas, da German Watch e da Rede Europeia de Acção Climática. Tudo por causa dos incêndios florestais e pelo aumento do uso do carvão nas centrais termoeléctricas de Sines e do Pego. E ainda por se ter demorado a fixar a sua contribuição para o Fundo Climático Verde – criado pela ONU para a adaptação dos países mais vulneráveis às alterações climáticas, e por ter travado a produção de energias renováveis. Público.
  • O governo britânico é acusado de hipocrisia em matéria ambiental porque enquanto tenta fazer crer, perante uma audiência internacional em Paris, que está muito preocupado com as alterações climáticas, a nível doméstico tudo faz para travar e esmagar os avanços levados a cabo nas renováveis. 
  • Uma plataforma da SOCAR em Azeri, Azerbaijão, incendiou-se, provocando a morte de 32 funcionários, segundo uma organização de defesa dos direitos dos trabalhadores do petróleo. Em 2014, 14 operários morreram em acidentes nas plataformas de gás e petróleo da SOCAR. HP.
  • O fotógrafo Alejandro Duran faz arte a partir dos resíduos dados à costa em Sian Ka’na, o maior parque natural do México e património da humanidade. O objetivo é sensibilizar as pessoas para consumirem menos. Ecocosas.
  • As estrelas-do-mar estão a desaparecer do Parque Nacional Olímpico do estado de Washington. Em algumas zona´s o desaparecimento ronda os 95%, o que é uma catástrofe, segundo Drew Harvell, bióloga da Universidade Cornell. Investigadores colocam a hipótese do extermínio estar a ser provocado por um vírus presente na costa do Pacífico, entre a Califórnia e o Alaska. La Informacion.

Sem comentários: