Cappadocia, Turquia. Foto de Tahir Özaşık 10abr2015.
- Os ambientalistas da Almargem convocaram uma manifestação para as 15h de sábado, 18 de abril, para exigir a suspensão imediata dos trabalhos de consolidação das arribas e da recarga artificial na Praia de D. Ana, em Lagos. A Almargem critica os métodos de intervanção previstos, alegando que a intervenção vai destruir a praia mais bonita do mundo.
- A Europa poderá importar mais 17 produtos transgénicos, para além dos 58 que já importa, a maioria dos quais são milho, algodão, soja e beterraba. Tudo no âmbito das conversações do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP ou TAFTA). Cada país, a nível individual terá de ser super criativo para inventar uma razão sólida para não os importar sob pena de poder ser acusado de perturbador da tranquilidade e normalidade do mercado.
- O derrame de petróleo em Tabasco, México, deixou 100 mil pessoas sem poderem beber água das suas torneiras devido à contaminação das águas de dois rios que abastecem aquela região.
- A BP pagou, até agora, 5 biliões de dólares a vítimas da maré negra causada pela explosão da plataforma Deepwater Horizon.
- Centenas de trabalhadores de plantações de bananas na Costa Rica continuam a não ser indemnizados por danos físicos e psicológicos provocados pela exposição ao pesticida Nemagon – esterilidade, cancro, abortos e deformidades genéticas. A Costa Rica pribiu a importação do Nemagon em 1979!
- Os ambientalistas da Oceana processaram vários organismos públicos norte-americanos por não proibirem os mariscadores de usarem redes de arrasto na captura de camarão e que acabam pescando espécies de tratarugas em risco de extinção.
- O Banco Mundial tem violado as suas próprias políticas de proteção dos direitos dos povos indígenas através do financiamento de projetos que forçaram a expulsão de cerca de 3,4 milhões de moradores de favelas e agricultores durante a última década. Por exemplo, 1,2 milhões de vietnamitas foram deslocalizados para permitir a implantação de barragens financiados pelo banco.
Sem comentários:
Enviar um comentário