quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Qual a relação entre 2 submarinos e 84 aerogeradores?

Foto de Rodrigo Miranda 8nov2014.
  • Mais de um terço da água distribuída em Portugal não é faturada, avisa a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos). Isso  deve-se a perdas reais através de fissuras, roturas e extravasamentos de água, a consumos autorizados mas não faturados, que corresponde a água para lavagem de ruas, rega de espaços verdes municipais, alimentação de fonte e fontanários, lavagem de condutas e coletores de esgotos e combate a incêndios. Pouco falta para dizer que não haveá desperdícios de água se ela for toda privatizada.
  • Afinal as contrapartidas dos famigerados submarinos serão 84 turbinas partilhadas por quatro parques eólicos a construir para a Galp e para a Martifer. Para além destas duas empresas, quem deverá faturar serão os bancos BPI, ING e Santander, que vão financiar o projeto. 
  • O primeiro autocarro do Brasil movido a biometano foi apresentado. Produzido a partir de dejetos de aves poedeiras, o gás é filtrado e armazenado, antes de ser transportado para Foz do Iguaçu, primeira cidade onde o autocarro foi utilizado em demonstração. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel.
  • Alexandre Anderson de Sousa é pescador e tem lutado pela preservação da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, que está a ser danificada por um complexo petroquímico.  Ele, a esposa e outros pescadores têm sido alvo de ameaças de morte e podem ser assassinados a qualquer momento! Foi o que aconteceu a quatro membros da AHOMAR (Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara). A 22 de maio de 2009 o tesoureiro, Paulo César dos Santos, foi espancado e assassinado com um tiro na cabeça diante da mulher e dos filhos. No ano seguinte, Márcio Amaro, membro fundador da associação, também foi morto a tiro em sua casa. Em junho de 2012 os corpos de Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra, pescadores e membros da AHOMAR, foram encontrados na Baía de Guanabara. As investigações preliminares da Polícia Civil indicam que foram amarrados antes de serem afogados. Até agora, nenhuma das investigações conduziu a qualquer acusação. Alexandre e a mulher foram em 2009 incluídos num programa do governo federal que oferece proteção aos defensores de direitos humanos. Porém, a proteção só foi parcialmente implementada. Apele às autoridades que seja fornecida proteção eficaz a Alexandre, à mulher e aos outros membros da AHOMAR e para sejam investigadas as ameaças de morte e os assassinatos, de modo a que os responsáveis sejam levados à justiça
  • Reduzir o consumo de carne é essencial para evitar os desastrosos impactos das alterações climáticas, sugere um relatório da Chatham House. Em termos globais, a agro-pecuária produz mais gasesde efeito deestufa do que todos os automóveis, aviões, comboios e navios do mundo. Via The Guardian.

Sem comentários: