Forto Formoso, S. Miguel. Foto de Pedro Silva, 23ag2014.
- Os Verdes contestam a introdução de portagens urbanas nas cidades por não passarem de um novo imposto camuflado. Se o governo de Passos-Portas estivesse de facto preocupado com as questões ambientais e da mobilidade, não aumentaria a carga fiscal de quem utiliza o automóvel e fomentaria o desenvolvimento dos transportes públicos.
- Enorme área do mar de Aral secou, revelam imagens de satélite captadas pela Nasa. O desvio das águas dos rios Amu Darya e Syr Darya nos anos 50 para irrigar os campos de algodão do Uzbekistão e do Turkmenistão, a escassez de chuva e de neve nas montanhas Pamir terão contribuído para a redução drástica do mar de Aral, outrora considerado o quarto maior do mundo.
- Habitantes de Detroit, EUA, lutam contra decisão de juiz que mandou cortar-lhes o abastecimento de água por falta de pagamento. Alegam que a água é um bem público, um direito universal e que não pode ser suspenso por causa da situação de bancarrota vivida naquela cidade.
- O governo da China lançou uma campanha em defesa dos cultivos transgénicos para contrariar a publicidade negativa que tem sido feita contra eles.
- A combinação do maior derrame de uma mina e de fortes chuvas incharam o já contaminado rio Sonora e provocaram enormes prejuízos na agropecuária daquela região mexicana.
Sem comentários:
Enviar um comentário