- A Quercus alertou para o atual estado de degradação da Lagoa da Sancha, integrada na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha em 2000. Para além da proliferação de espécies vegetais exóticas invasoras, como o chorão e as acácias, há assoreamento e expansão descontrolada do caniço e fraca qualidade da água, pelo que se recomenda a resolução do problema das descargas de efluentes provenientes das suiniculturas.
- A justiça tem considerado o síndrome do aerogerador como uma treta. As queixas apresentadas contra centrais eólicas por parte de vizinhos que se queixam de achaques como insónias, dores de cabeça, vertigens, etc provocadas pelo zumbido das turbinas têm sido geralmente descartadas por falta de provas inequívocas.
- Brasil e EUA ultimam processo de comercialização de eucalipto transgénico. Ao contrário do ano passado, quando o Serviço de Florestas se manifestou contra o cultivo de eucalipto transgénico, agora o lóbi dos transgénicos parece ter ganho novo fôlego. Os críticos continuam a avisar para o perigo de monoculturas acabarem por acelerar processos de desflorestação, uma vez que o eucalipto transgénico cresce muito mais depressa e, por isso, exige muit mais água, sem esquecer que é um prodigioso combustível.
- O responsável pelo Ambiente numa tribo de índios norte-americanos denunciou terem-lhe sonegado informações sobre as análises levadas a cabo à água e ao solo após derrame de enorme volume de água salgada na Reserva Fort Berthold, no Dakota do Norte. O derrame de um subproduto da produção de petróleo teve origem na rutura de um tubo próximo de Mandaree e terá atingido o lago Sakakawea, na prática uma albufeira adjacente ao rio Missouri que abastece a reserva índia, e terá destruído árvores, arbustos e mato em geral.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
sábado, 23 de agosto de 2014
Degradação avança na Lagoa da Sancha
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário