"Ao procurarem valorizar as praias, classificando-as, os POOC estão a promover o desenvolvimento do turismo balnear em cada concelho litoral, ao mesmo tempo que poderão constituir como que o trampolim para campanhas de sensibilização e de educação ambiental das populações. Ao condicionarem as ocupações das praias, nomeadamente no que respeita às artes de pesca e aos apoios de praia, estes Planos procuram aliviar de algum modo a sobrecarga deste meio tão sensível.
Mas, o que irão fazer estes Planos, efetivamente, para promover a defesa e conservação da natureza, tal como afirmam? Ou questionando de outra forma, quais serão as estratégias adoptadas por estes Planos para protegererm os campos dunares, as lagoas costeiras, os biótopos estuarinos, o ecossistema da Ria de Aveiro, etc? É que a leitura dos respectivos diplomas não permite descortinar.
E o que vão fazer estes Planos das habitações de férias construidas na frente litoral ameaçada? E daquelas outras onde as pessoas nelas vivem durante todo o ano? É urgente haver respostas."
A Praia dos Tubarões, por Álvaro Reis, 2006, pp159-160
Sem comentários:
Enviar um comentário