Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 3 de agosto de 2013

Deputados agridem-se a propósito de central nuclear


Caldeira S.Cristo, S.Jorge, Açores. Foto: canela&café
  • A EDP vai investir 100 milhões de euros na instalação de mais eólicas em alto mar em Portugal, dando seguimento ao projeto da eólica Windfloat que já está em operação há cerca de um ano a seis  quilómetros da costa da Aguçadora, perto da Póvoa de Varzim. Dinheiro Vivo.
  • Secretário de Estado das Florestas vai dar explicações ao Parlamento sobre o decreto que abre a porta à eucaliptização.
  • A construção de um quebra-mar na ilha do Sal, aprovada pelo Governo cabo-verdiano para beneficiar os banhistas de três hotéis naquela zona, está a ser contestada pela autarquia local, pela Direcção Geral do Ambiente e por organizações ambientais, tendo uma petição já reunido cinco mil assinaturas. Os adversários do projeto alegam as ameaças à nidificação da tartaruga Caretta caretta, considerada em perigo de extinção, e à prática do surf, kitesurf e windsurf. Público.
  • A torre do Bank of America, inaugurada em 2010 em Manhattan com pompa e circunstância, rotulada como o edifício mais sustentável dos EUA, um dos mais amigos do ambiente a nível mundial, albergando um escritório da empresa de Al Gore Generation Investment Management, afinal revelou-se tudo menos sustentável. Dados publicados pelo município de New York revelam, por exemplo, que consome o dobro da energia do famoso Empire State Building. New Republic.
  • Investigadores da Universidade do Colorado-Boulder desenvolveram uma nova técnica que usa o poder da luz solar para dividir eficientemente a água nos seus componentes de hidrogénio e oxigénio, abrindo o caminho para o uso do hidrogénio como combustível limpo.
  • A polícia da Costa Rica deteve sete suspeitos pelo assassinato do ambientalista Jairo Mora, na praia de Moin, que, com 3 americanas e uma espanhola, patrulhavam a costa para a defender de caçadores de tartarugas que nidificavam.
  • Deputados de Taiwan envolveram-se em confrontos físicos no Parlamento durante um debate acerca do lançamento de um referendo sobre a conclusão da construção da quarta central nuclear do país. Press TV.

Sem comentários: