- Resultados da boémia académica de Lisboa no parque de Monsanto. Fotos da Plataforma Monsanto.
- Resultado das últimas descargas de suiniculturas na Ribeira dos Milagres.
- Portugal está quase no fim da lista de um ranking ou barómetro europeu, que compara vários indicadores sobre o uso da bicicleta, e que foi realizado pela Federação Europeia de Ciclistas. Documento de análise de dados.
- A Galp vai explorar gás natural no ‘onshore’ português em Alcobaça, em parceria com a Porto Energy, uma filial da texana Mohave Oil And Gas Corporation. Público. Cenas dos próximos episódios: água contaminada por fraturação hidráulica?
- O Conselho da União Europeia aprovou o fim das exceções que permitem cortar barbatanas de tubarões nos navios, de que beneficiam as frotas portuguesa e espanhola, diz a Lusa/Diário Digital. Portugal votou contra. Já em dezembro de 2012, o secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Manuel Pinto de Abreu, avisara que a proibição comunitária de remoção das barbatanas de tubarão a bordo iria aumentar as dificuldades no setor da pesca. Aliás, será interessante relembrar quem, no parlamento europeu, apoiou a continuação da prática de cortar as barbatanas dos tubarões nos navios: todos os deputados portugueses, de todos os partidos, menos um, Rui Tavares. Todos os outros disseram sim ao corte das barbatanas: Maria de Graça Carvalho, Carlos Coelho, Paulo Rangel, Mário David (do PSD), Capoulas Santos, Correia de Campos, Edite Estrela, Ana Gomes, Vital Moreira (do PS), Diogo Feio (do CDS), Marisa Matias, Alda Sousa (do BE), João Ferreira, Inês Zuber (do PC). A propósito, vale a pena ver as fotografias de Nuno Sá, de barbatanas de tubarões a serem (des)carregadas na Horta, Açores.
- A Europa falha falta na proteção dos seus oceanos e aves marinhas, denuncia a BirdLife. Apesar de finalizados os inventários de IBA Marinhas, que servem como base para a designação das ZPE, através de projetos co-financiados em 2008 graças aos fundos LIFE+ da UE, os governos continuam a adiar a designação destas áreas como ZPE marinhas. SPEA.
- Dois reatores da nuclear de San Onofre, na Califórnia, foram encerrados. The Guardian. A idade não perdoa...
- Os proprietários que alegam ser vítimas de danos causados nas suas terras e provam ter ficado com a água do seu poço contaminada devido à fraturação hidráulica para extração do gás de areias betuminosas têm sido ressarcidos pelas empresas responsáveis, mas devem guardar segredo sobre o montante recebido e os termos em que foi assinado o acordo, revela uma investigação da Bloomberg. Bloomberg.
- O Provedor de Justiça da Costa Rica entrou com uma ação legal contestando a legalidade da licença concedida à filial da Monsanto para cultivar milho transgénico no país. Tico Times.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
sábado, 8 de junho de 2013
Portugal defende corte de barbatanas de tubarão nos navios
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário