sexta-feira, 1 de março de 2013

Parabéns, Luís Henrique!


Foto: Philippe Lopez/AFP/Getty Images
  • O jornalista da RTP, Luís Henrique Pereira, recebeu o prémio do "Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens" do FAPAS. O galardão distingue o programa "Vida Animal em Portugal e no Mundo". Parabéns ao Luís pelo excelente trabalho que tem realizado, por todo o empenho, por todo o carinho que dedica às questões da Natureza e do Ambiente. Bem haja por nos aquecer a alma e nos motivar para o respeito pela Natureza e pelo Ambiente em geral.
  • A Esposende Ambiente garantiu que a água fornecida pelo sistema público do concelho é de excelente qualidade e admitiu agir judicialmente contra uma empresa privada que anda a contatar a população para alegadamente fazer análises à água nas habitações induzindo os clientes a supor que a qualidade da água no concelho não é a mais adequada. Expresso. Há tempos tive o privilégio de receber em minha casa um técnico de uma empresa dessas. Da maleta que transportava retirou frascos com reagentes que foi introduzindo em vários copos com água para tentar provar que a água da torneira tinha muito cloro, ferro, etc e que o problema se resolvia com uns filtros muito especiais, quiçá milagrosos. Quando lhe pedi para confirmar se aquilo não era osmose inversa, atrapalhou-se e a coisa ficou por ali. Ficamos esclarecidos.
  • Que pensar, que dizer, que fazer quando um partido político critica um jornal local por dar espaço a um geógrafo para expressar as suas opiniões sobre os eventuais impactos de um projeto turístico em zona classificada? O João Paulo Forte conta e mostra aqui o que o PSD fez em Alvaiázere.
  • 100 mil árvores irão ser plantadas no Grande Porto. Tudo pela mão da Yves Rocher, uma marca de cosméticos. Muito bom, apesar do perfume de algum greenwashing.
  • Ambientalistas e biólogos angolanos rejeitam a intenção de uma empresa explorar diamantes na Reserva Natural e Integral do Luando (Malanje), habitat natural da Palanca Negra Gigante, símbolo nacional conhecido pelos angolanos e animal em risco de extinção. Angop. Vagamente relacionado: Diamantes de Sangue, de Rafael Marques.
  • Três moçambicanos foram abatidos a tiro por guardas do Kruger Park, na África do Sul, por alegada caça furtiva ilegal. A Verdade.
  • Nos EUA, há 34 empresas relacionadas com energias ditas renováveis que não justificaram os subsídios que receberam do estado e abandonaram esses projetos, estão paradas ou à beira da falência. The Foundry.

Sem comentários: