Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 10 de novembro de 2012

Menezes também faz greenwashing


  • A EDP despejou resíduos com elevado risco de contaminação de solos e águas subterrâneas numa pedreira de natureza calcária, muito permeável, em Vila Franca de Xira, denuncia o GEOTA. A EDP admite que durante um mês os fez despejar naquele local mas garante que, depois de ter tomado conhecimento de que os inertes estavam contaminados, mando-os encaminhar para um centro de tratamento. Público.
  • A ministra do Ambiente Assunção Cristas quer agilizar processos administrativos na área do Ambiente. O Provedor de Justiça alerta para o facto de a simplificação admnistrativa poder ser simpática para a economia, mas poder vir a comprometer o ambiente. RTP.
  • Menezes também faz greenwashing. Dizer que se paga a fatura do consumo de água e taxa de resíduos em troca da utilização da bicicleta para ir trabalhar parece, salvo opinião mais abalizada, pura propaganda sobretudo se tivermos em conta que estamos a um ano das eleições autárquicas. É público e notório que as dezenas de quilómetros de ciclovias existentes no concelho de Vila Nova de Gaia estão implantados na frente litoral, em zonas residenciais privilegiadas e, por isso, apenas são intensamente utilizadas aos fins de semana e no verão, na época balnear, essencialmente para entretenimento e não para deslocações para os empregos. É também público e notório que há zonas industriais e de serviços no concelho de Gaia que são servidas por acessibilidades desconfortáveis, com mau piso, com poucas ou nenhumas condições de segurança para a circulação de bicicletas.
  • A Monsanto escusou-se a responder a uma série de perguntas enviadas pela Agência Nacional da Segurança Sanitária da alimentação, do Ambiente e do Trabalho (Anses) no sentido de esclarecer e aprofundar os resultados do estudo levado a cabo por Seralini e que alertavam para o facto de o milho transgénico KN603 ser altamente tóxico. Le Quotidien du Medecin.
  • Urânio com índices de radioatividade cinquenta vezes superior ao normal foi encontrado numa ribeira perto de Sotkamo, Finlândia. Nenhum perigo para a saúde pública, garantem as autoridades. Reuters.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue