sábado, 10 de novembro de 2012

Bico calado

  • “Desapareceu de seu palácio Aníbal Cavaco Silva. Quando foi visto pela última vez, vestia fato escuro e gravata azul. É de eestatura média e em princípio não dispõe de meios financeiros para se deslocar ou garantir o seu sustento, uma vez que, segundose sabe, a reforma não lhe chega para as despesas. Se alguém possuir informações que nos possam levar ao seu paradeiro, por favor contate a Polícia de Segurança Pública.” Ricardo Araújo Pereira in O fantasma do Cavaco passado, Visão de 8nov2012.
  • “Nunca me tinha acontecido em nenhum lugar do mundo: havia muitas pessoas que, quando nos viam ao longe, fugiam e iam esconder-se atrás de arbustos ou nas bermas da estrada e ficavam a espreitar-nos” José Luís Peixoto, citado pela Visão de 8.11.2012 a propósito da publicação do seu novo livro ‘Dentro do Segredo’, sobre a viagem de 15 dias que fez na Coreia do Norte. Tem piada. Presenciei cena semelhante em 15 de agosto de 1985 quando visitei San Ildefonso Pueblo, uma reserva índia situada perto de Santa Fé, Novo México. Com uma diferença: as pessoas não se escondiam nem espreitavam, fechavam-se em casa. 
  • “Muitas vezes, a realidade apresenta-se como ficção – elaborada, com detalhes, por vezes hiperbólica, exagerada... Esse é o resultado a que se chegou naquele país. Acredito que foram, ali, reunidas condições históricas muitíssimo específicas, difíceis de replicar em qualquer outra parte do planeta ou dahistória” José Luís Peixoto, citado pela Visão de 8.11.2012 a propósito da publicação do seu novo livro ‘Dentro do Segredo’, sobre a viagem de 15 dias que fez na Coreia do Norte. Pondo de lado a diferença abismal de regimes políticos, será caso para perguntar: Coreia do Norte – Portugal, qual a diferença?

Sem comentários: