quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Golfinho cor-de-rosa tesouro nacional da Bolívia

  • Falta de fiscalização às empresas ilegais de recolha de óleos alimentares usados gera falências em empresas cumpridoras, diz o jornal da Quercus de setembro/outubro de 2012. Muitas dessas empresas possuem contratos com câmaras municipais para a recilha desses óleos, sem que as autarquias tenham verificado se os requisitos legais foram cumpridos. Além disso, muitas dessas empresas ilegais enviam os óleos recolhidos para Espanha, deixando as legais em grandes dificuldades de spbrevivência. Isto acontece porque se dá prioridade ao controlo das empresas com istalações licenciadas em prejuízo das que apenas recolhem os resíduos. Nada que o iOnline já não tivesse denunciado em agosto de 2011...
  • A Quercus alerta para a expansão descontrolada de novas plantações de eucaliptos que aproveitam a conversão de áreas de pinhal dizimadas pelos incêndios, estando já a ocupar terrenos agrícolas, áreas sensíveis e zonas de regadio. Na Quinta da Caneca, concelho do Fundão, a água escasseia mas está a ser utilizada para irrigar uma área de ensaio com eucaliptal. No Perímetro Florestal do Castro, em Ferreira do Zêzere, uma área de pinhal que integra a Reserva Ecológica Nacional está a ser convertida em eucaliptal pela Portucel Soporcel Florestal, com o aval da autarquia local. Aquela empresa está a fazer o mesmo junto à albufeira do Castelo do Bode, no lugar de Casal da Luísa. A expansão dos eucaliptais verifica-se no litoral alentejano, como em Cercal do Alentejo, concelho de Santiago do Cacém, e em S. Luís, concelho de Odemira. Público.
  • Imagens do Hawaii numa campanha publicitária contra eólica escocesa, revela o Guardian.
  • O golfinho cor-de-rosa (Inia boliviensis) acaba de ser declarado tesouro nacional da Bolívia. Esta espécie única que vive na bacia hidrográfica do Amazonas está constantemente ameaçada pela erosão, pela poluição e pela desflorestação. BBC.
  • Aprenda a fazer tinta à base de terra. Via eCycle.

Sem comentários: