sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Canoas contra mini-hídrica no Mondego

  • Dezenas de canoas foram colocadas junto aos Paços do Concelho de Coimbra em protesto contra a anunciada construção de uma mini-hídrica no rio Mondego a montante da cidade. As seis empresas de animação turística que organizaram o protesto alegam o impacto negativo sobre as atividades de canoagem e sobre a gastronomia local baseada na lampreia. Público.
  • A Noruega foi acusada pela Rainforest Foundation Norway de hipocrisia climática na Indonésia. Por detrás dos aplausos pelos apoios à proteção de florestas concedidos no âmbito do REDD, - um mecanismo das NU que prevê atacar as causas do aquecimento global reduzindo os desmatamentos e a degradação ambiental em geral -, estão fundos conseguidos a partir de investimentos em empresas responsáveis por abates florestais, plantações e outras práticas destrutivas. Isto é, os 30 milhões de dólares da Noriega ao programa REDD representam um quinto dos lucros e um terço do valor dos investimentos de empresas que, pelas suas práticas, destroem o ambiente da Indonésia. The Guardian.
  • Prosseguem as obras de reforço do paredão de proteção à marginal de Redcar, Inglaterra. YouTube (1:21)
  • Ativistas da Rising Tide protestam, pela segunda vez num mês, contra furo de extração de gás perto de Preston, Inglaterra. Alegam os impactos já registados como tremores de terra e a possibilidade de contaminação de lençõis freáticos. The Guardian.
  • O ministro das Finanças britânico, George Osborne, é duramente criticado por  Damian Carrington, do Guardian, por ter canalizado mais 250 milhões de libras para o aço, o cimento, os químicos e outras indústrias que mais poluem alegando que está a protegê-las do esquema de comércio de emissões.
  • Mais de 150 escritores e artistas mundiais apelam ao presidente do México, Felipe Calderon, para que cancele concessões mineiras no norte do país consideradas chão sagrado para os índios HuicholAP/HuffingronPost
  • Afinal parece ter sido confirmada a teoria da conspiraçãosobre a responsabilização de certos banqueiros na atual crise financeira…

Sem comentários: