Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Semana da Mobilidade: muita promessa, pouca obra


  • Muitas promessas mas poucas obras na Semana da Mobilidade. PúblicoMas houve muita fotografia! E houve muita palavra da "fashion" como "eco", "verde", "bio", "amigo do ambiente", "sustentável"...
  • Quem é que estes querem entreter, distrair ou enganar? Será para disfarçar o ruído provocado pelos buracos financeiros da administração Jardim? Já não chega o boletim mentireológico garantir que não chove na Madeira e que há sol no Funchal todos os dias!
  • Descargas poluentes alegadamente provenientes da Celtejo contaminaram o rio Tejo perto de Vila Velha de Ródão. Responsável pela empresa negou qualquer responsabilidade. Público.
  • A exploração de caulinos em Vila Seca e Milhazes, em Barcelos, vai ser retomada depois de a Mibal, a empresa concessionária, ter chegado a acordo com a câmara e as juntas de freguesia e ter prometido pagar-lhes meio milhão de euros para desistirem dos vários processos que tinham interposto em tribunal para impedir a extração no seu território. Público.
  • Autarquias e organizações locais estão contra a construção de uma nova mini-hídrica no rio Alva: agravará os problemas ambientais a jusante, liquidará muitas atividades de turismo ativo, não criará tanto emprego como o prometido e a energia produzida será insignificante.
  • Duas barragens vão ser demolidas no rio Elwha, em Washington, uma vez que as duas hidroelétricas deixaram de ser úteis. Matador Network.
  • Nove prémios Nobel fizeram publicar uma carta aberta ao presidente Obama pedindo que vete a construção de um enorme oleoduto previsto para transportar crude do Canadá para os EUA. Huffington Post.
  • O incêndio registado na central nuclear Vermont Yankee terá causas suspeitas, alerta a operadora. AP/Huffington Post.
  • Registaram-se 30 milhões de migrantes climáticos, alerta um relatório do Asian Development Bank. E, a manterem-se as atuais condições, muitos mais milhões vão ser deslocalizados por causa da subida do nível das águas do mar, de cheias, de seca e de quebras na produção agrícola. The Guardian.
  • Cobra cuspideira mata colecionador de cobras. África21.
Share:

1 comments:

OLima disse...

"Quem é que estes querem ..."?
Claro, a estratégia está à vista: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=11&id=195787&sup=0&sdata=

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue