Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Escolas requalificadas triplicam consumos energéticos

  • As escolas requalificadas pela Parque Escolar triplicaram os seus consumos energéticos. E o Delegado da Parque Escolar, Luís Martins, é o próprio a admitir que todas estas obras são para dinimizar a economia nacional, nomeadamente o setor da construção civil. Quem não tem papas na língua é Oliveira Fernandes, professor da FEUP: “Instalar painéis fotovoltaicos em projetos de escolas que não respeitaram o estado da arte dos conhecimentos, que não respeitaram os regulamentos da legislação nacional, é uma manifestação de saloismo, de parolismo, de incompetência, de irresponsabilidade que não tem classificação”.
  • Uma intervenção para consolidar uma arriba na praia Manuel Lourenço, em Albufeira, está a indignar utentes e o concessionário da praia, que se queixam de que a obra serve apenas para proteger uma propriedade privada. Lusa/Região Sul.
  • Albufeira abusou do ruído noturno e agora vai ter que o controlar. Discotecas e bares vão ter um limitador de som e um sonómetro, que armazena os dados dos decíbeis produzidos, que são lidos semanalmente por técnicos da autarquia. Se os limites legalmente estabelecidos forem ultrapassados haverá aplicação de multas. Mais: sempre que houver uma atividade ruidosa depois da meia-noite, os estabelecimentos têm de encerrar portas e janelas e não podem dispor de colunas de som no exterior. CM.
  • Um grupo de voluntários, intitulado Brigada do Mar, vai limpar, entre 7 e 22 de maio, os 45 Km de costa atlântica do concelho de Grândola, das praias de Tróia a Melides. Região Sul.
  • Portugal ganha mais 30 praias com bandeira azul. CM. Zonas balneares com Bandeira Azul em 2011.
  • Foi publicado um relatório sobre as atitudes dos europeus em relação à eficiência dos recursos. Sobre os portugueses ficamos a saber que (1) 14% não reciclam o lixo que produzem, (2) 55,6% acham que não estão a produzir demasiado lixo, (3) 61% recusar-se-iam a comprar téxteis em segunda mão, (4) 48,2% comprariam equipamentos eletrónicos em segunda mão, (5) 60% compraria mobílias em segunda mão, (6) 85,3% separaria mais resíduos se houvesse mais e melhores ecopontos.
  • Rede aberta de medição de radioatividade nuclear em Espanha.
  • Camiões de lixo elétricos vão passer a operar nas ruas de Paris. Reuters.
  • O banco Santander suspendeu o financiamento da barragem de Santo António, no Brasil após grande polémica e muitos protestos. Survival.
Share:

3 comments:

cduxa disse...

OLima, as notícias sempre actuais, sempre atentas. A miséria humana quase sempre igual.Só de ver esta fotografia, ganhei um sorriso. Gostava de calcorrear esse caminho. Um bom FS.

OLima disse...

Obrigado. A foto que abre as postas de ontem, bem como as anteriores, foram tiradas no trilho de Tresminas que fiz o fim de semana passado, com direito a uma visita guiada a uma das minas romanas onde se explorava ouro.

cduxa disse...

Sei da história. Mas nunca lá fui. Mas imaginava-me a calcorrear esse caminho, nos dias de hoje...

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue