quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Madeira: tragédia era expectável

 Biosfera, RTP2 Abril 2008.
  • A Quercus denunciou novo abate de dezenas de sobreiros na na freguesia de S. Sebastião/Alto do Guerra, periferia de Setúbal, para construção de uma via rápida entre a A12 e a EN 10-8, considerando que a destruição de zonas verdes nesta região reflete um deficiente planeamento do território. Público. O projecto é tão urgente, tão premente, tão PIN, que foi tudo raso e logo limpo para não dar nas vistas.
  • O rio Pó, em Itália, foi poluído por milhões de litros de combustível despejados de um depósito de uma antiga refinaria junto do rio Lambro, afluente que passa próximo de Monza.  A ocorrência terá sido obra de sabotagem. The Guardian.
  • Componentes da casca do pinheiro-bravo podem ser um substituto muito eficiente e ambientalmente adequado para o crómio na indústria dos curtumes, evitando-se assim os problemas ambientais e toxicológicos associados, conclui uma investigação realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e coordenada por Hermínio Sousa. Público.
  • A Embrapa Acre, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, está a pesquisar óleos essenciais de pimenta-de-macaco (Piper aduncum), para serem utilizados como inseticidas orgânicos. Envolverde.
  • Um juiz de Manhattan proibiu a comercialização do spirotetramat, um pesticida da Bayer CropScience por ser considerado tóxico e responsável pelo extermínio de abelhas. Natural News.

Sem comentários: