- José Soeiro, um deputado com pedalada. TSF.
- Os portuenses que moram junto à Via de Cintura Interna (VCI), na zona do Amial, "estão sujeitos a níveis de benzeno [um hidrocarboneto carcinogénico] que excedem os valores-limite de protecção à saúde humana". Esta é a principal conclusão de um estudo apresentado ontem por Nélson Barros, do Centro de Investigação em Alterações Globais, Energia, Ambiente e Bioengenharia da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Público.
- A Cimpor tem legitimidade para avançar com a co-incineração de resíduos industriais perigosos em Souselas, decidiu o Supremo Tribunal Administrativo, apoiando assim a anterior sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, favorável ao Ministério do Ambiente e à Cimpor. Os vizinhos da cimenteira estão revoltados e alegam o número anormal de patologias entre os habitantes devido à poluição. Diário de Coimbra.
- Em Copenhagen, as negociações estão por um fio porque se verifica uma clivagem profunda entre os representantes dos países que apoiam um novo protocolo proposto por Tuvalu e outros que querem continuar a seguir o estipulado no Protocolo de Quioto. A crise foi, em parte, despoletada pela notícia de uma proposta da Dinamarca que enterraria o Protocolo de Quioto. A proposta de Tuvalu prevê uma maior redução de emissões a nível global e o dever dos países em desenvolvimento assumirem as suas responsabilidades com mais empenhamento erigor. Os adversários desta proposta preferem apoiar o Protocolo de Quioto que dá maior liderança aos países desenvolvidos. The Gaurdian.
- A Ucrânia venceu o Prémio do Fóssil do Dia atribuído por várias ONGAs pelo seu contributo para a obstrução do progresso das negociações climáticas. BankWatch.
- O governo de Obama vai indemnizar os índios da Lumbee Tribe in Washington em 3.4 biliões de dólares. Tudo porque, em 1887, lhes tinham retirado terras ricas em recursos naturais. BBC.
- A Marcal, produtora de lenços de papel reciclados, disponibilizada planos de aula e recursos de sala de aula. Yahoo.
- No Vietname, antigas bases aéreas americanas no sul do país continuam contaminadas com o famigerado agente laranja responsável por problemas graves de saúde registados nos habitantes. Chicago Tribune.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Copenhagen por um fio?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Felizmente i paralamento ai acabar com esta idiotice do Socas.
A co-incineração não passou a co-incineração não passará.
Enviar um comentário