- Mais de 55.000 estudantes em mais de 80 cidades da Alemanha fizeram greve contra a «Lei de Modernização do Serviço Militar», aprovada pelo parlamento federal. De acordo com a nova lei, os jovens de 18 anos receberão um questionário que testará a sua disposição e interesse em prestar serviço militar. O preenchimento do formulário será obrigatório para os homens e voluntário para as mulheres. Fonte.
- Uma investigação conjunta do Organized Crime and Corruption Reporting Project e do Kyiv Independent revela que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o seu gabinete sabotaram sistematicamente as principais agências anticorrupção na Ucrânia, perante o aparente conhecimento da UE. A sabotagem terá ocorrido através do bloqueio de investigações sobre figuras poderosas, da nomeação de pessoas leais para cargos de liderança, da retenção de recursos e do lançamento de ataques políticos contra funcionários independentes de combate à corrupção. Essas ações prejudicaram a reputação da Ucrânia junto aos seus aliados ocidentais e instituições como o FMI e a União Europeia, para os quais o combate à corrupção é um pré-requisito para a continuidade do apoio financeiro e militar. Fonte.
- A Renault e a Ford irão desenvolver em conjunto veículos elétricos pequenos e mais baratos da marca Ford para o mercado europeu, a fim de enfrentar a crescente concorrência dos rivais chineses. Fonte.
- Mais de 15 mil pessoas já manifestaram a sua indignação pelo voto da RTP que permitiu a participação de Israel no próximo Festival Eurovisão da Canção, “colocando Portugal do lado errado da História”. Fonte.
- Milhares de luso-israelitas tentam obter documentos portugueses. Várias startups israelitas estão a vender vagas para atendimento no consulado de Portugal em Telavive por 700 euros. Para fazer face a este fenómeno, a embaixada decidiu voltar a permitir apenas dois métodos: marcações via e-mail e filas presenciais. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário