Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 7 de junho de 2025

FRANÇA: ESCALADA A FALÉSIA ENCERRADA PARA DEFENDER NIDIFICAÇÃO DE ÁGUIA

  • Em Ardèche, um município suprimiu as vias de escalada numa falésia para facilitar o regresso da águia de Bonelli. Esta decisão foi contestada por vários alpinistas, que levaram o caso a tribunal. O processo foi arquivado. Fonte.

  • Na Unoc, a Cimeira Mundial dos Oceanos, o Ministério francês da Transição Ecológica promoveu a CMA CGM. Este colossal e altamente poluente grupo marítimo francês é mesmo um parceiro do evento. O seu diretor-geral, Rodolphe Saadé, é próximo de Macron. Fonte.
  • A TotalEnergies enfrenta um processo judicial de greenwashing em França, movido por organizações ambientais como a Greenpeace France, Friends of the Earth France e Notre Affaire à Tous. O processo alega que a campanha de rebranding da empresa em 2021, que incluiu 44 comunicações, como anúncios e publicações nas redes sociais, induziu os consumidores em erro ao apresentar a TotalEnergies como líder na transição energética e empenhada em alcançar a neutralidade carbónica até 2050, apesar da sua expansão contínua da produção de combustíveis fósseis. Os queixosos argumentam que a promoção do gás natural como fonte de energia “limpa” ou “de transição” é enganosa, dado o significativo potencial de aquecimento global do metano. Pedem uma ordem judicial que exija que a TotalEnergies inclua avisos de isenção de responsabilidade nos materiais promocionais que reflitam as suas atividades continuadas de combustíveis fósseis. Fonte.

Sem comentários: