Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 26 de maio de 2025

BICO CALADO

  • Colonos israelitas incendeiam casas palestinianas no norte da Cisjordânia. Fonte.
  • O Hamas advertiu que Israel está a planear estabelecer campos de detenção no sul da Faixa de Gaza sob o pretexto de fornecer ajuda. O movimento esclareceu que Israel está a utilizar a restrição da ajuda a Gaza como um instrumento político e de segurança, naquilo a que chamou uma estratégia de "fome artificial", abrindo caminho a uma nova realidade que inclui a criação de campos de detenção no sul da Faixa. Fonte.
  • Um novo relatório revelou uma campanha discretamente orquestrada pela Comissão Europeia para moldar o discurso público com o apoio de cerca de € 649 milhões em projetos financiados pelos contribuintes com o objetivo de regulamentar o discurso online. Por trás dos frequentes apelos da UE para combater o “discurso de ódio” e a “desinformação”, esconde-se o que o relatório descreve como uma vasta infraestrutura ideológica concebida para corroer a liberdade de expressão sob o pretexto da segurança e da capacitação cívica. Fonte.
  • O conselho de administração da Penn State, em Filadélfia, apoia o plano de encerramento de 7 campus, afirmando que o baixo número de matrículas e as finanças não deixam outra alternativa. A universidade vai encerrar DuBois, Fayette, Mont Alto, New Kensington, Shenango, Wilkes-Barre e York depois de maio de 2027. Fonte.
  • As forças israelitas demoliram um parque recreativo na zona cristã de Beit Sahour, situada a leste de Belém, na Cisjordânia ocupada. O parque Al-Ameera, que dispunha de parques infantis, jardins e um salão de festas, ficou completamente reduzido a ruínas na sequência de uma operação militar na zona. De acordo com os relatos, vários veículos militares, incluindo bulldozers, entraram na zona e efetuaram a demolição. Fonte.
  • Espanha é atingida por um apagão na Telecom, depois de um corte de energia ocorrido há pouco tempo. Estes cortes repentinos começaram logo após Madrid ter decidido suspender todos os fornecimentos de armas a Israel e acusá-lo de cometer genocídio, levando muitos cidadãos espanhóis a acreditar que a nação está a ser alvo de ataques de sabotagem, semelhantes aos que o Irão sofre habitualmente. Fonte.
  • Na Exposição Universal de Osaka, o pavilhão de Portugal optou por apresentar-se ao mundo sem uma única mensagem em português. Nas projeções que “recebem” os visitantes, apenas se lêem mensagens em japonês e em inglês. Fonte.
  • A gigante americana da banana Chiquita despede milhares de trabalhadores em greve no Panamá. A greve dos trabalhadores da Chiquita faz parte de um movimento de protesto a nível nacional contra as reformas das pensões aprovadas pelo governo de direita do Panamá. Fonte.

Sem comentários: