Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 8 de maio de 2025

BICO CALADO

Foto: Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
  • “A fome em Gaza é tão grave que até a BBC está a cobrir o assunto - e a fazer uma reportagem errada. O papel da BBC não é manter os telespetadores informados. É persuadi-los de que um claro crime contra a humanidade cometido por Israel é, de facto, uma geopolítica altamente complicada que não podem esperar compreender.” Jonathan Cook, Substack.
  • O Hamas está a utilizar alguns dos milhares de bombas não deflagradas que agora cobrem Gaza como armas contra as forças invasoras israelitas. A maior parte das munições do Hamas são criadas a partir da canibalização de bombas não detonadas lançadas por Israel. Fonte.
  • Depois de o Reino Unido ter adotado uma nova política de não permitir quaisquer carregamentos de armas que pudessem ser usadas em Gaza, o governo trabalhista britânico permitiu a exportação de 8.630 munições separadas para Israel. A informação é revelada num novo relatório, baseado em dados da Autoridade Tributária Israelita.
  • “O homem que transformou as nossas relações em conteúdo quer agora automatizar a nossa cura e substituir lentamente a atividade confusa da verdadeira intimidade humana. Ou seja, um mundo onde as necessidades emocionais nos são devolvidas pelos próprios sistemas que ajudaram a corroer as nossas ligações reais e a lucrar com o nosso isolamento.” Ricky Lanusse, A Meta não quer resolver a solidão - quer apropriar-se delaMedium.
  • A administração Trump vai aplicar uma tarifa de 100% a todos os filmes produzidos em países estrangeiros, denunciando-os como "propaganda", numa altura em que pretende controlar ainda mais a informação e os media nos EUA. Fonte.
  • 72 ex-concorrentes do festival Eurovisão da canção escreveram uma carta aberta à União Europeia de Radiodifusão, a entidade organizadora, na qual defendem que Israel deve ficar fora da competição. Os signatários dizem que permitir a participação de Israel é “pactuar com os crimes israelitas em Gaza” face às suas “graves violações do direito humanitário internacional” e acusam a emissora israelita KAN de ser “cúmplice do genocídio contra os palestinianos em Gaza e do regime de apartheid e ocupação militar contra todo o povo palestiniano que dura há décadas”. Fonte.
  • "Os comboios estão totalmente parados porque o Governo negociou com os sindicatos e dois dias depois disse que não ia cumprir nada do que negociou. (...) Um dos escribas do status quo, João Miguel Tavares, deixou uma ideia no Público, da Sonae, proibir a greve no sector público. Este é o calibre democrático deste projecto político - ganhem mal, mentimos, e logo a seguir proibimos que se manifestem. Eis o projecto político das classes dirigentes portuguesas. A ferrovia em Portugal foi preterida às PPPs nas auto-estradas, o comboio - o meio mais seguro, confortável e ecológico - é desprezado, a CP abre concursos e não consegue ter trabalhadores, até o anúncio da alta velocidade é uma incógnita para financiar a Banca porque o PRR só dá uma ínfima parte - e é com dívida (...) " Raquel Varela.
  • O Supremo Tribunal Administrativo (STA) declarou a ilicitude das sanções aplicadas pela Marinha aos militares do NRP Mondego na sequência da missão falhada de 2023, e a defesa dos militares admite vir a pedir indemnizações por danos morais. Fonte

Sem comentários: